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Sucessão ao Leite

Coluna publicada no dia 01/07.

Com 164 prefeitos do PP, 21 do União Brasil, 136 vices e mais de 1.500 vereadores, a federação União Progressista certamente terá candidato próprio a governador do Estado. Uma boa parte desses prefeitos levou um documento ao deputado federal Covatti Filho, ontem, em Porto Alegre, pedindo que ele seja o candidato. O grupo que entregou o manifesto conta com lideranças de todas as regiões do Estado, contando com 125 prefeitos e 89 vice-prefeitos, além de vereadores e presidentes do partido de diversos municípios. O número de assinaturas representa 71% dos prefeitos e vice-prefeitos progressistas eleitos no Estado.

Nestor Trator

Confesso que eu gostaria de ver o nosso prefeito concorrendo a governador. Lembrando que Eduardo Leite veio de Pelotas e levou a eleição em cima de José Ivo Sartori, que buscava a reeleição. Gramado, acho que representa mais do que Pelotas. Além do mais, acho que o Nestor seria muito mais governador do que o Leite e muito maior ainda do que Luis Antonio Franciscatto Covatti, o Covattinho. Mas acho que sou o único que pensa assim, porque não vejo nenhum movimento nesse sentido. Os caciques já deveriam estar defendendo essa bandeira.

Difícil escolha

Aí teremos o Zuco pelo PL e o Covattinho pela federação União Progressista. Quem dos dois for para o segundo turno deve vencer o pleito contra alguém da esquerda. Acontece que ambos, Zuco e Covatti Filho, são prematuros para este cargo. E, se olhar apenas a bagagem, considerando o histórico familiar, o filho da Silvana e do Vilson ainda supera. Zuco concorreu pela primeira vez em 2018 a deputado estadual, se elegendo na onda do bolsonarismo, e assim também conseguiu ser o mais votado a federal na eleição seguinte, 2022, mas acho pouco para o cargo agora pretendido.

Senador

Também terá disputa boa para este cargo pelo RS no ano que vem. Serão dois a serem eleitos nesta eleição. Os substituídos serão Paulo Paim (PT) e Luis Carlos Heinze (PP). O que segue mais quatro anos é o Mourão, eleito pelo Republicanos na eleição de 2022.
Pela esquerda, aparentemente virá o deputado federal Paulo Pimenta (ou ele vai a governador?). Não acredito que o Paim busque mais uma reeleição, embora a falta de nomes leve a isso muitas vezes, como na eleição passada, quando tentaram recondicionar o Olívio Dutra, e que por pouco não se elegeu.

Nomes que já são certos para 2026 nesta disputa: Marcel Van Hatten (Novo) e Ubiratã Sanderson (PL), ambos deputados federais. Eduardo Leite (PSD) e Onyx Lorenzoni (União Progressista) são prováveis.

Baixo tom

A crítica, quando da situação, não precisa de tons acirrados, veementes. Um leve toque é o suficiente. Foi o que fez, deve ter aprendido recentemente, o vereador Rafael Ronsoni na sessão de ontem dos vereadores de Gramado. Ele mencionou que algumas escolas estão com ar-condicionado a ser instalado há três meses, outros tantos precisam de revisão, enquanto os estudantes ficam no frio. E foi mais longe: disse que, enquanto os vereadores têm o equipamento nas suas salas, as crianças, que precisam estudar, não têm.

O jeito suave usado pelo edil, só vendo o vídeo para acreditar. Ainda assim, disse tudo o que precisava ser dito: disse que foram muitas reclamações e que tentou, por duas semanas, reunião com a secretária e não teve êxito. “Preciso deixar registrado, aqui nesta Casa, o meu pedido, com muita humildade (…)”. Eu recortei o vídeo e postei lá no Facebook do JI.

Intermunicipal

Também alguns vereadores de Canela denunciaram falta de material, até de higiene e limpeza, nas escolas. É um ponto que precisa de atenção ininterrupta dos encarregados, iniciando pelos diretores de cada educandário.

Por onde anda o Mário

O Mário do Ipê (Wilrich) foi eleito terceiro suplente de vereador na eleição de 2020. Teve oportunidade, foi para a Câmara, mas durou pouco. Logo após a votação do pedido de cassação do Alberi, ele deu no pé. Concluiu que a política partidária não foi feita para ele. Quer distância!

Na atual legislatura canelense, tem mais gente iludida já, com apenas seis meses de exercício. Cabo Antônio se mostrou desiludido na sessão de ontem. Disse que não consegue ajudar ninguém sendo vereador, especialmente por ser de oposição. Cabo Antônio disse que, como líder de bairro, tinha melhores condições do que atualmente. Fica a dica: Mário era situação.

Solavanco

Pedro Bala dizia que a reeleição evita o “solavanco” que a transição, mudança de um grupo político ao outro, causa. Um bom exemplo é o que ocorreu com o Cidica – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela. A nova diretora, Gabriela Cezar, disse, em uma entrevista à Câmara de Vereadores, em seu podcast, respondendo à pergunta sobre como foi o primeiro semestre lá: que foi “bem tenso”, e que foi lá em dezembro já para ficar por uma semana, para o pessoal “entender do que que se tratava o Cidica e de qual o papel dele e quais os trabalhos que estavam sendo realizados lá”.
E dizer que era a menina dos olhos do Constantino e do Luciano Melo.

Perguntinha:

Nestor Tissot seria um bom governador para o RS?

Funcionários da Escola Adriana Spall ameaçam greve caso pendências não sejam resolvidas

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Nesta terça-feira, 1º de julho de 2025, a insatisfação entre os funcionários da Escola de Educação Infantil Adriana Spall Wingert, em Canela, voltou a ganhar força. Apesar de o salário ter sido pago no dia 11 de junho, servidores denunciam que parte dos direitos trabalhistas segue em aberto — entre eles o vale-alimentação e os depósitos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Início da greve está marcado para o dia 3, caso não haja resolução.

A reportagem do Jornal Integração recebeu um novo relato de uma funcionária da escola, que pediu para não ser identificada. Segundo ela, a Prefeitura de Canela teria prometido arcar com todos os compromissos trabalhistas, mas não cumpriram integralmente o acordo.

“A Prefeitura disse que ia pagar todos os nossos direitos… porém, não pagaram nosso vale-alimentação e estão só enrolando. Nem o FGTS foi pago. Estamos aqui trabalhando, fazendo o nosso melhor, e mesmo assim a Prefeitura só enrola, sendo que prometeram arcar com as nossas despesas. Pode colocar: se não for pago, será feita greve, sim”, relatou a servidora ao Jornal Integração.

A ameaça de paralisação se soma ao clima de insegurança que já vinha sendo sentido na escola desde o início de junho, quando os salários foram atrasados. Embora o pagamento do vencimento tenha sido feito no dia 11, após um acordo firmado entre a Prefeitura, a ADPECS e o Sindicato dos Professores, os trabalhadores afirmam que as pendências continuam acumuladas, gerando instabilidade e desmotivação.

Relembre o caso

O impasse teve início no começo de junho, quando servidores da Escola Adriana Spall Wingert denunciaram ao Jornal Integração que estavam sem receber salários e cogitavam cruzar os braços. A unidade de ensino é gerida pela ADPECS – Associação de Desenvolvimento de Projetos Educacionais, Culturais e Sociais, por meio de um termo de colaboração com o Município.

No dia 6 de junho, a Procuradoria-Geral do Município divulgou uma nota oficial informando que a Prefeitura havia sido notificada pela ADPECS sobre o bloqueio judicial das contas da entidade, por decisão da Justiça da Comarca de Itaqui/RS. Isso impediu o repasse de verbas para pagamento dos salários e demais compromissos.

Diante da repercussão, a Prefeitura de Canela informou que estava buscando medidas jurídicas para resolver a situação e que, junto à ADPECS e ao sindicato da categoria, articulou um acordo para viabilizar o pagamento dos salários, o que acabou acontecendo no dia 11 de junho. No entanto, os demais direitos — como vale-alimentação e FGTS — seguem pendentes até agora.

Documento enviado nesta terça-feira pelos funcionários à Prefeitura, ADPECS e à diretoria por meio do sindicato da classe.

“Os trabalhadores da Escola Adriana Spall, atuantes sob convênio entre a Prefeitura Municipal e a ADEPCS, vêm, por meio deste documento, comunicar formalmente o início de uma paralisação (greve) por tempo indeterminado, com início previsto para o dia 03 de julho de 2025.
A decisão foi tomada de forma coletiva, em assembleia dos profissionais, diante do não cumprimento de obrigações trabalhistas, conforme segue na pauta de reivindicações anexa.
Destacamos que:
Esta paralisação respeita o direito constitucional de greve (art. 9º da Constituição Federal);
Será garantido o funcionamento mínimo necessário da escola, conforme prevê a legislação;
Permanecemos abertos ao diálogo com a Prefeitura, a ADEPCS e demais órgãos competentes, buscando solução imediata para os problemas apresentados.
A greve permanecerá enquanto não houver resposta formal e medidas concretas para garantir nossos direitos trabalhistas.”

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES – Trabalhadores da Escola Adriana Spall
1. Pagamento integral e imediato do vale-alimentação referente ao mês de junho, que não foi depositado junto ao salário.
2. Depósito imediato dos valores de FGTS que não foram repassados corretamente ao longo do contrato com a ADEPCS.
3. Esclarecimento formal sobre os valores descontados indevidamente nos salários no último pagamento realizado pela Prefeitura.
4. Garantia legal e escrita de que os salários, vales e encargos sociais serão pagos integralmente nos próximos meses, sem atrasos ou prejuízos aos trabalhadores.
5. Esclarecimento público sobre a transição da gestão da escola da ADEPCS para a Prefeitura, com cronograma e regularização dos contratos de trabalho.
6. Retratação oficial pelo atraso de 10 dias no pagamento dos salários, que causou danos materiais e psicológicos a diversos profissionais.
7. Compromisso da Prefeitura em respeitar os direitos trabalhistas de todos os funcionários que atuam ou atuaram sob o regime da ADEPCS.

O que disse a Prefeitura

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Canela ainda na manhã desta terça (1º), que respondeu:

“A Prefeitura de Canela informa que recebeu denúncias anônimas envolvendo a Escola Adriana Spall, relativas a possíveis irregularidades quanto ao pagamento do FGTS e do vale-alimentação de colaboradores vinculados à entidade parceira. A Administração Municipal já está averiguando os fatos, tendo solicitado os documentos comprobatórios. De acordo com as informações preliminares repassadas pela entidade, as obrigações com o FGTS estariam sendo cumpridas regularmente.

Paralelamente, a Procuradoria-Geral do Município está emitindo parecer com orientações à Secretaria de Educação para que, em caráter excepcional e com respaldo jurídico, seja viabilizado o pagamento direto do vale-alimentação aos colaboradores vinculados à parceria. A medida busca assegurar a proteção dos trabalhadores, priorizando o interesse público e a regularidade na prestação dos serviços educacionais.”

Defesa Civil de Gramado recebe visita técnica da Coordenadoria Regional

GRAMADO – Na terça-feira, 01 de julho, a Defesa Civil de Gramado recebeu a visita técnica do Coordenador Regional Major Souza e do Adjunto Tenente Bassan, representantes da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Caxias do Sul (CREPDEC 9). A comitiva foi recepcionada pela coordenadora da Defesa Civil de Gramado, Juliana Fisch, e sua equipe, na sede do órgão, e também pelo vice-prefeito Luia Barbacovi, na Prefeitura.

Durante a reunião técnica, foram discutidos planos e projetos voltados à ampliação da capacidade de monitoramento, prevenção e de respostas a desastres, com foco em estratégias complementares de manutenção e enfrentamento às adversidades meteorológicas. A integração entre os entes públicos foi destacada como essencial para garantir uma atuação mais eficaz diante de eventos climáticos extremos.

O encontro teve como objetivo apresentar os novos recursos adquiridos pela Defesa Civil Estadual para apoio aos municípios, além de conhecer a estrutura local. “É muito importante que esse alinhamento com a Defesa Civil Estadual se fortaleça. Temos buscado, constantemente, aprimorar nossa capacidade de resposta e investir em prevenção, e contar com esse apoio técnico e operacional é fundamental para o nosso trabalho”, destacou a coordenadora Juliana Fisch.

Construção de novos hotéis e instalação de restaurantes é suspensa em Gramado; entenda

GRAMADO – A Prefeitura anunciou na manhã de hoje, segunda-feira (30), em coletiva de imprensa, a assinatura de dois decretos que suspendem por 180 dias o recebimento e análise de novos projetos para instalação de hotéis e restaurantes na cidade. A medida, segundo o prefeito Nestor Tissot, busca conter o crescimento acelerado e reavaliar o modelo de desenvolvimento urbano em um momento em que o município vive um verdadeiro ‘boom’ imobiliário.

Atualmente, Gramado já conta com 216 meios de hospedagem licenciados, que somam 24.722 leitos. Quando se somam os projetos em análise (33 empreendimentos que adicionariam 1.419 leitos) e os que estão em construção (13 empreendimentos com mais de 20 unidades, somando 9.912 leitos), a cidade caminha para atingir a marca de 36.103 leitos nos próximos anos. Para efeitos comparativos, é praticamente o mesmo número de habitantes de Gramado, hoje estimado em pouco mais de 41 mil pessoas.

“Isso nunca foi visto na história. Precisamos parar e repensar tudo isso. É um número que preocupa. A cidade precisa de um novo fôlego para avaliar o rumo que está tomando”, afirmou o prefeito.

A preocupação com infraestrutura e equilíbrio

Um dos principais argumentos para os decretos foi a preocupação com a infraestrutura urbana, especialmente com o sistema de esgoto, que ainda está longe de ser plenamente atendido, segundo o prefeito. “A água está praticamente resolvida por muitos anos pela frente. O esgoto, não. E se continuarmos nesse ritmo de expansão, esse passivo vai se arrastar por muito mais tempo”, disse.

Além disso, o prefeito também chamou atenção para a desproporção entre o crescimento de empreendimentos e a demanda real por hospedagem. A taxa média de ocupação dos hotéis licenciados caiu nos últimos anos: de 63,7% em 2022 para 45,3% em 2024. “O público não está crescendo na mesma proporção dos empreendimentos. Vai haver defasagem de ocupação nos hotéis e restaurantes”, alertou.

O decreto sobre hotéis

O Decreto nº 2277/2025 suspende por 180 dias a análise de novos protocolos para hospedagens transitórias – hotéis, pousadas, resorts e similares – com mais de 20 unidades. A exceção são os projetos inseridos em operações urbanas consorciadas ou urbanismos considerados relevantes, como o caso do Monte das Orquídeas ou da Vila Suíça. Também não serão afetadas regularizações de empreendimentos concluídos ou em construção.

“Essa pausa é necessária para pensarmos para que lado queremos induzir o desenvolvimento hoteleiro. Já passamos de 50 mil leitos se contarmos plataformas como Airbnb. É um número altíssimo”, disse o secretário de Planejamento, Rafael Bazzan.

O decreto sobre restaurantes

Já o Decreto nº 2302/2025 mira exclusivamente a área central da cidade – o chamado Zoneamento 1.1 do Plano Diretor (foto) –, e suspende por seis meses os novos pedidos de alvarás para restaurantes, bares e similares com mais de 20 cadeiras. São exceções os casos em que o projeto já está aprovado ou em andamento, restaurantes dentro de hotéis ou parques, trocas de CNPJ em locais licenciados, e situações com análise de viabilidade já deferida.

“Somamos hoje 318 restaurantes, com mais de 26 mil cadeiras. A projeção era de mais 40 empreendimentos em pouco tempo. Esse crescimento causa impacto na mobilidade, na água, no saneamento, no turismo e na saúde pública”, destacou a procuradora-geral Mariana Melara Reis.

A reação dos empresários e os desdobramentos esperados

Durante a apresentação dos decretos representantes de entidades apoiaram a decisão. Um dos dirigentes do setor de hospedagem, o presidente do Sindtur Serra Gaúcha, Cláudio Souza, considerou a medida como “serena e necessária”, avaliando que a cadeia produtiva estava empobrecendo com o excesso de oferta e que a cidade precisava equilibrar fluxo e ocupação.

“A temporada e o Natal Luz deste ano serão difíceis, e não por falta de trabalho, mas por uma crise econômica. A saturação dos empreendimentos já impacta na rentabilidade”, disse um hoteleiro presente.

O presidente da Abrasel, Marcelo Watzlawick, também manifestou apoio: “É um momento de responsabilidade diante do crescimento da cidade. O setor de alimentação entende a pausa como uma chance de pensar no futuro com mais equilíbrio”.

O pano de fundo econômico

O prefeito Nestor Tissot aproveitou o momento para alertar sobre a queda na arrecadação municipal. Segundo ele, no primeiro quadrimestre de 2025, Gramado arrecadou R$ 20 milhões a menos do que no mesmo período do ano anterior. “A conta não está fechando. As despesas aumentaram demais com saúde, educação, infraestrutura e segurança”, explicou.

Ele também criticou o fato de boa parte da construção civil local não aquecer a economia do município: “A maioria das construtoras, materiais e engenheiros vêm de fora. Até as notas fiscais são emitidas em outros municípios. Então dizer que parar a construção trará prejuízo local é uma meia verdade”.

O impacto da venda de fracionados e cotas imobiliárias

Outro tema abordado foi o avanço das vendas de imóveis fracionados no centro de Gramado, apontados por Tissot como um dos problemas decorrentes do descontrole na construção. “Hoje, os prédios de apartamentos continuam liberados, mas isso também poderá ser revisto. É uma questão que precisa ser repensada com urgência”, afirmou.

O prefeito declarou ser favorável a iniciativas voltadas para a construção de moradias populares e acessíveis, uma carência grave na cidade, mas demonstrou preocupação com a saturação de empreendimentos de alto padrão voltados ao turismo: “A cidade não aguenta mais do mesmo. Está na hora de redirecionar os investimentos”.

Sugestões e alternativas

Tissot sugeriu que investidores comecem a considerar outros tipos de empreendimentos, como centros de convenções. “Já falei para hoteleiro: para que mais um hotel? Faz um centro de convenções. Isso sim vai atrair congresso, movimento econômico, turismo de negócios. E só depois, se for necessário, pode pensar em mais hotel”, argumentou.

O secretário Rafael complementou dizendo que o plano diretor aprovado em 2022 já previa um limite de 150 unidades para hotéis e edifícios multifamiliares, mas que será necessário debater novamente esse número, induzindo o uso hoteleiro para regiões específicas e restringindo em outras.

Participação popular e ajustes futuros

A Prefeitura deixou claro que os decretos podem ser prorrogados ou revogados antecipadamente, conforme o andamento dos debates com conselhos, sindicatos e entidades representativas da cidade. “Esse tempo é para pensar. Vamos ouvir sugestões, críticas e construir um novo momento para Gramado”, reforçou o prefeito.

“Estamos organizando os ajustes no plano diretor. Muitas diretrizes não funcionaram como o esperado. Esse intervalo vai nos permitir atualizar a legislação com base em dados reais”, pontuou Rafael.

Crédito: Leonardo Santos/JIH

40° Natal Luz seleciona apresentações da Vila de Natal

GRAMADO – Com a proposta de construir o 40° Natal Luz de Gramado em conjunto com a comunidade artística local, a Gramadotur está organizando a programação da Vila de Natal. Os talentos gramadenses que tiverem algum espetáculo, performance, intervenção cênica ou proposta artística com temática natalina podem enviar material para avaliação da autarquia municipal de turismo. Serão analisadas propostas de apresentações de teatro, circo, contação de histórias, música cênica e outras.

Os interessados devem enviar seus orçamentos para [email protected]. O prazo para envio vai até 31 de julho de 2025. Serão desclassificadas propostas que não atenderem requisitos técnicos e orçamentários.

Sob o assunto “Proposta de Apresentação Artística para a Vila de Natal – 40 anos Natal Luz”, as inscrições devem conter: nome do espetáculo, breve descrição, duração, formato, número de artistas, necessidades técnicas, valor proposto por apresentação ou período e portfólio com vídeo ou fotos de apresentações anteriores.

Com sessões ao longo da programação da Vila de Natal, que ocorre na Praça das Etnias, as apresentações acontecerão entre 24 de outubro e 11 de janeiro de 2026. O 40° Natal Luz de Gramado, que vai de 23 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, é uma promoção da Prefeitura de Gramado e tem realização da Gramadotur.

Canela zera fila na pré-escola e reduz espera em maternais e berçários

CANELA – O esforço da administração municipal canelense, sob o comando do prefeito Gilberto Cezar, para atender a obrigatoriedade de que 100% das crianças em idade pré-escolar estejam matriculadas, já rendeu frutos: não há mais lista de espera de alunos de 4 e 5 anos para vagas na rede pública. Para crianças menores, o índice de atendimento à meta do Plano Municipal de Educação chega a 90,5% dos pequenos matriculados e, agora, a Prefeitura trabalha para zerar essa demanda.

Para tornar tudo isso possível, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Canela está promovendo uma reorganização, abrindo novas salas de aula e com uma escola de educação infantil nova em construção. “Estamos em uma ação atenta e contínua para acolher todas as crianças, abrindo novas turmas, remanejando espaços nas escolas, realizando convênios, planejando novas escolas na busca de um atendimento de qualidade a todos os nossos pequenos cidadãos”, reforça a titular da Educação no Município, professora Maria Gorete Rodrigues da Silva.

O prefeito reafirma que atender as famílias que precisam do apoio das escolas da rede pública é compromisso da gestão municipal. “Quando assumimos a administração, encontramos uma fila de espera por vagas na educação infantil, principalmente vagas para berçário e maternal, e não havia previsão de que isso fosse se resolver, pois o Município estava sem recursos para grandes investimentos. Apesar disso, estamos vendo que é possível reverter esse cenário com trabalho propositivo, estratégia e criatividade”, destaca Gilberto Cezar.

Atualmente, 2.879 crianças estão matriculadas na educação infantil das redes municipal, compartilhada e conveniada de Canela. Nos prés 1 e 2, são 1.651 alunos e não há nenhum em espera. Já em relação às turmas de berçário e de maternal, hoje são 1.228 crianças matriculadas e 284 aguardando por vaga.

Conforme o Plano Municipal de Educação em curso, a meta para as vagas de creche seria atender 60% da fila, o que foi superado, mas a Secretaria de Educação busca também não ter mais famílias na espera por vagas para os menores de 4 anos.

Mais salas de aula

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, Andrisa Caberlon, a maior procura por vagas está nos bairros Canelinha e São Lucas. Prevendo atender essa demanda, está em construção a Escola de Educação Infantil Adalberto Wortmann, chamada de Creche Tio Beto, que poderá receber crianças do Canelinha quando ficar pronta. Mesmo com essa possibilidade, a Prefeitura continua trabalhando para a abertura de mais vagas que possam absorver o restante da demanda.

Uma das medidas tomadas para oferecer mais vagas em berçário e maternal foi a abertura de novas salas de aula nas Escolas Ítala Reis e Eva Alzira Bianchi durante o último mês de maio. Na Ítala, localizada no Centro de Canela, um berçário II e um maternal II começaram a funcionar, enquanto na Eva Alzira, situada no Jardim das Fontes, estão duas turmas de berçário.

Além das ações já mencionadas, a Secretaria de Educação de Canela também trabalha em um convênio, com uma escola da rede particular, para utilizar um antigo espaço desse educandário para abrir novas salas de aula para a educação infantil. O acordo está em tramitação.

Com todas essas ações, a Prefeitura Municipal valida, mais uma vez, o compromisso em buscar estratégias para atender também a totalidade dos estudantes menores de 4 anos de idade o mais breve possível.

Gramadozoo registra primeiro nascimento de tamanduá-bandeira em cativeiros do RS

GRAMADO – O Gramadozoo registrou uma reprodução inédita em cativeiros do Rio Grande do Sul. O nascimento de um tamanduá-bandeira representa um marco para a conservação da espécie, que é considerada criticamente em perigo no território gaúcho. O parto foi registrado em 14 de junho e o filhote foi apresentado aos visitantes do zoo nesta terça-feira (1).

O filhote nasceu com aproximadamente 1,5 quilos. O recém-nascido permanece sob os cuidados da mãe e está sendo monitorado pela equipe técnica do Gramadozoo, com pesagens diárias para monitorar seu ganho de peso e garantir seu desenvolvimento. “Outro ponto de atenção é o controle da temperatura corporal, já que tamanduás possuem uma temperatura média mais baixa do que a de animais domésticos – cerca de 34 °C, enquanto, por exemplo, a de um cachorro gira em torno de 38°C”, explica a bióloga Isabela Kirch Stein.

Segundo a especialista, os pais do filhote são animais resgatados. O pai veio do Zoo de São José do Rio Preto em 2021. Já a mãe, foi encaminhada em dezembro de 2024, pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres da Universidade Federal Paulista (Cetas Unesp), após ser resgatada em Cesário Lange, São Paulo.

Conforme a bióloga, o nascimento reforça a importância dos programas de manejo e reprodução em cativeiro como ferramenta complementar na preservação da biodiversidade. “Após mais de 130 anos sem registros oficiais no Estado, o tamanduá-bandeira voltou a ser documentado recentemente no Parque Estadual do Espinilho, no bioma Pampa. O reaparecimento pode estar relacionado aos esforços de reintrodução da espécie realizados na Argentina, onde indivíduos vêm sendo soltos com o objetivo de reestabelecer populações extintas e ampliar a área de ocorrência natural do tamanduá-bandeira, o que pode estar favorecendo sua expansão rumo ao sul do Brasil”, afirma Isabela.

Espécie emblemática da fauna brasileira, o tamanduá-bandeira ocorre em todos os biomas do Brasil, mas enfrenta sérias ameaças devido à perda de habitat, atropelamentos e incêndios. Atualmente, está classificado como “Vulnerável” tanto pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) quanto pela Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

Gramado projeta 800 mil visitantes no mês de julho

GRAMADO – Figurando entre os destinos mais buscados por brasileiros para férias de julho, de acordo com a Booking, Gramado se prepara para um dos meses mais movimentados do ano. De acordo com dados da Secretaria de Turismo de Gramado, a expectativa é que cerca de 800 mil visitantes passem pela cidade ao longo de julho de 2025, impulsionando o turismo e a economia local.

Com taxa média de ocupação hoteleira em torno de 75%, o destino deve registrar picos de até 85% nos finais de semana e na segunda quinzena do mês. Segundo o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, “a procura pelo destino tem se intensificado nas últimas semanas, refletindo uma tendência nacional de decisões de viagem mais próximas da data. Esse comportamento abre espaço para superarmos as expectativas do mês, e estamos totalmente preparados para acolher bem todos os visitantes.”

As perspectivas seguem otimistas para agosto, especialmente com a realização do Festival de Cinema de Gramado, que amplia a visibilidade nacional e internacional do destino. Com isso, durante todo o período de inverno, o município da Serra Gaúcha deve receber dois milhões de visitantes.

As estimativas consideram o desempenho histórico do período, dados de reservas e movimentações anteriores. Ainda que sujeita a variações, ela sinaliza um cenário positivo para a cidade.

Gramadense quer manter foco para seguir em evolução e se manter no G-8

Tiago Manique

[email protected]

GRAMADO – Uma vitória coloca o Centro Esportivo Gramadense (CEG) na vice-liderança da Divisão de Acesso. Para isso, a equipe terá que vencer o União Frederiquense, hoje, terça-feira (1º), às 15h, na Vila Olímpica. A partida é válida pela 9ª rodada da competição.

Terceiro colocado com 15 pontos e considerada a nova sensação do futebol gaúcho, a equipe do técnico Carlos Moraes defende uma invencibilidade de quatro partidas — são três vitórias e um empate. O último triunfo foi diante do Esportivo, em Bento Gonçalves. Já o adversário buscará a recuperação, pois vem de derrota para o Passo Fundo, no Vermelhão da Serra.

A partida entre Gramadense e União Frederiquense estava prevista para ocorrer no domingo, mas, devido à instabilidade climática, foi adiada. Diante disso, o técnico Carlos Moraes comentou sobre a preparação da equipe.

“Não é só o Gramadense que passa por isso. Todas as equipes da Divisão de Acesso enfrentam essas dificuldades por conta do período do ano. Chove bastante, os campos ficam encharcados e a prática do futebol se torna praticamente impossível”, avaliou Moraes.

O cenário não afeta apenas os jogos, mas também a rotina de treinamentos. Em alguns casos, a preparação da equipe acaba se restringindo às quadras cobertas. “A gente perde ritmo, principalmente de treino. Mas temos que nos adaptar. Por outro lado, o tempo de adiamento nos ajuda a recuperar alguns atletas e aprimorar a parte física de outros.”

Apesar dos percalços climáticos, o Gramadense vive um momento positivo na tabela. O clube entrou na competição com o objetivo claro de não brigar na parte de baixo e, até agora, vem cumprindo com êxito sua meta inicial. “Hoje estamos em uma posição confortável. Sabemos que as últimas seis rodadas vão apertar a competição, mas nosso foco é manter essa evolução e buscar a classificação entre os oito”, projetou o técnico.

CLASSIFICAÇÃO

Gestão de Márcio Jung transforma Fenac na maior promotora de eventos com pavilhões próprios

ESTADO – Chegou ao fim ontem, segunda-feira (30) a gestão de Márcio Jung frente à presidência da Fenac Experiências Conectam, promotora e centro de eventos de Novo Hamburgo. Desde que assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2017, Jung promoveu uma verdadeira reestruturação na forma de gerir e operar o centro de eventos. Com foco em profissionalização da administração, inovação estratégica e melhoria contínua da infraestrutura, a Fenac consolidou-se como o maior e mais ativo centro de eventos do Rio Grande do Sul, e um dos principais do país.

 “Hoje, a Fenac não apenas movimenta a economia de Novo Hamburgo, mas impacta diretamente o turismo e o setor produtivo de todo o Sul do país, com um calendário de eventos próprios e sediados que atraem visitantes de vários estados e países”, avalia Jung

Gestão baseada em estratégia, exemplo e resultados

Logo no primeiro ano da gestão, Jung liderou um diagnóstico completo da instituição, com readequação de custos, aumento do caixa e reorganização de processos internos. A Fenac passou a operar com foco em resultados e em inteligência de negócios, profissionalizando a equipe e implementando um pensamento estratégico. Essa reestruturação administrativa permitiu à empresa lançar novas feiras e ampliar sua atuação.

Dentro da política de responsabilidade fiscal adotada pela gestão, a cultura de economicidade teve como base o exemplo pessoal. O diretor-presidente abriu mão de benefícios históricos do cargo, como carro oficial com motorista, veículo este que foi leiloado junto com outros bens inservíveis da Fenac.

“Acreditamos que a mudança começa pelo exemplo. Utilizei meu carro, computador e celular particulares durante toda a gestão, sem qualquer tipo de ressarcimento. E mais do que isso: abrimos mão de toda estrutura de conforto desnecessária. Inclusive, os móveis da presidência foram leiloados, permanecendo apenas com a mesa de trabalho, cadeira e uma mesa de reuniões simples. Tudo isso foi importante para mostrar que estávamos comprometidos com a Fenac”, destaca Jung.

Entre os frutos dessa nova abordagem está a criação de duas novas feiras profissionais: a Sulserve e a Reparasul, que ocorreram pela primeira vez em 2018, buscando movimentar a economia local e atender a tendência de regionalização desse tipo de evento.

Em 2019, a Fenac deu um passo importante ao adquirir a Feipet, principal feira de negócios pet do Sul do Brasil, ampliando o número de eventos próprios em seu calendário anual. A Fenac ainda se associou à ExpoRaiz para realizar, em 2025, a maior feira em metragem do centro de eventos, com mais de 53 mil m² ocupados.

“Estabelecemos um novo modelo de negócios, baseado em uma estratégia de fornecimento de serviço e colaboração com outras promotoras, para realizar grandes feiras na Fenac”, detalha Jung.

Com isso, atualmente, a Fenac promove seis feiras profissionais, sendo elas: a Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes; a Sulserve – Feira de Panificação, Food Service e Hotelaria; a Feipet – Feira de Negócios para Animais de Estimação; a Sul Beleza – Feira Profissional de Beleza, Estética e Bem-estar; a Reparasul – Feira de Autopeças e Reparação Automotiva; e a Feira Nacional dos Campistas Raiz – ExpoRaiz. Já na área de entretenimento, a Fenac realiza duas edições anuais da Loucura por Sapatos, em paralelo a duas do Festival de Cervejas Artesanais.

Investimentos contínuos na infraestrutura

A modernização da infraestrutura também foi uma marca da gestão Jung. Ao longo dos anos, a Fenac investiu recursos próprios em melhorias como: substituição dos telhados dos pavilhões 5 e 6, readequação de sistemas elétricos e de refrigeração, pintura dos prédios manutenção de condicionadores de ar, captação pluvial, licenciamento ambiental e regularização documental, incluindo o PPCI.

A gestão ainda realizou a reforma dos banheiros, reforma de calçadas e cercamento, instalação de tubulação de ar para praça de alimentação e instalação de escadas rolantes, ampliando a acessibilidade e o fluxo em eventos de grande porte. Outras ações destacadas incluem a reorganização, sinalização do estacionamento, melhorias no sistema de iluminação interno e externo, além da modernização do sistema de acesso com cancelas eletrônicas.

 Leilões ajudaram a financiar melhorias e reduzir custos

Dentro da política de gestão implantada na Fenac, uma das estratégias adotadas foi a realização de leilões de bens inservíveis, que ocorreram em 2020, 2021 e 2025. “Com o desfazimento desses bens, conseguimos angariar recursos importantes para investir em novas melhorias estruturais. Além disso, eliminamos custos administrativos com armazenamento e manutenção de itens obsoletos”, explica Jung.

Entre os itens leiloados estavam: veículos automotivos, veículo elétrico, telhas de alumínio, transformadores de força, sucatas eletrônicas, trator, betoneira, andaimes e sucatas, eletroeletrônicos, alumínio e ferro, além de ações e outros itens.

 Ampliação de espaços e serviços

Ao longo desse período, a Fenac deixou de ser apenas um centro de grandes feiras e passou a oferecer soluções completas para eventos sociais e corporativos. A construção do Salão Nobre, com 1.200 m² e capacidade para mais de 2 mil pessoas, e a reforma do Restaurante Panorâmico, para posterior licitação por concessão, exemplificam essa expansão. Além disso, a Fenac passou a locar diferentes ambientes como auditórios, jardins e áreas externas, atendendo eventos de diferentes portes e segmentos.

A partir de 2023, foi lançado um novo serviço de assessoria e operacionalização de eventos de terceiros. A Fenac passou a aplicar sua expertise em feiras completas – da montagem à limpeza – em eventos externos, inaugurando uma nova frente de negócios. Além da ExpoRaiz, o Delly’s Food Show e o Solar Z Summit também foram realizados seguindo esse modelo.

Resiliência e protagonismo em tempos de desafios

Entre 2017 e 2024, a Fenac enfrentou importantes desafios. Além de arcar com passivos trabalhistas e tributários herdados, a empresa sofreu os fortes impactos da pandemia de Covid-19, com o cancelamento de eventos, queda de faturamento e aumento da inadimplência. Como alternativa, foram realizados eventos híbridos e digitais, que mantiveram a conexão com o mercado, mas sem o mesmo retorno financeiro. Em 2021, os pavilhões da Fenac se tornaram ponto de vacinação contra a Covid-19, mostrando o papel social da instituição.

Com a retomada gradual em 2022, a Fenac iniciou um processo de reequilíbrio financeiro e passou a investir na valorização do patrimônio e na ampliação da receita. No entanto, em maio de 2024, a histórica enchente assolou o Rio Grande do Sul. Novamente, a empresa voltou a ser destaque pela solidariedade, transformando seus pavilhões em abrigo e centro de doações, acolhendo até 3.800 pessoas simultaneamente. Durante dois meses, a Fenac cedeu seus pavilhões à comunidade, paralisando suas atividades, e, após a desocupação, ainda foi necessário um período de recuperação estrutural.

 “Vivemos um dos períodos mais desafiadores da história da Fenac, com pandemia, enchentes e prejuízos herdados que exigiram decisões firmes e muita responsabilidade. Mas também foi um período que revelou a força da nossa equipe, da nossa gestão e da nossa missão junto à comunidade. A resiliência foi o que nos manteve em pé. Hoje, mais do que nunca, a Fenac está pronta para seguir crescendo, com equilíbrio financeiro, estrutura renovada e o compromisso de sempre servir Novo Hamburgo e o Rio Grande do Sul”, define Jung.

Sobre a Fenac

É uma sociedade de economia mista e tem como atividade principal sediar e promover eventos de diferentes portes e setores, com o objetivo de gerar negócios e movimentar a economia regional, estadual e nacional. Com uma equipe qualificada, a Fenac conta com experiência tanto na locação dos pavilhões quanto na promoção de eventos. Localizado de forma estratégica em Novo Hamburgo, o centro de eventos fica na região metropolitana de Porto Alegre/RS, às margens da BR-116, 35km do Aeroporto Internacional Salgado Filho e menos de duas horas/voo de centros importantes como São Paulo e Buenos Aires. São 36.399 m² de área construída, mais de 30 mil m² de área de exposição totalmente climatizados, com estacionamento para mais de 2 mil carros. A Fenac ainda é a maior promotora de eventos com pavilhões próprios do Brasil.

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