CANELA/GRAMADO – Melissa Weber e Joaquim Silveira, dois bebês que se engasgaram enquanto estavam sendo amamentados pelas mães, foram salvos pelo Corpo de Bombeiros, na semana passada. As crianças têm apenas um e 10 dias de vida, respectivamente.
O primeiro caso ocorreu na segunda-feira (19) em Canela, quando o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros tocou, por volta das 20h30. Na linha Juliano Silveira, pai de um bebê de 10 dias, que relatou que o pequeno Joaquim ficou engasgado enquanto era amamentado.
O soldado Gonçalves, que atendeu a ocorrência, imediatamente começou instruir o pai para desobstruir as vias aéreas da criança. “Após o choro da criança, identificamos o êxito da manobra. Ainda assim, Juliano foi orientado para que levasse o pequeno Joaquim ao Hospital de Canela para avaliação médica. Após o susto a guarnição de serviço realizou contato com a família que informou que Joaquim, passa muito bem”, relataram os Bombeiros.
O segundo caso aconteceu em Gramado. A pequena Melissa Priscila Weber, de apenas um dia de vida também foi salva após se afogar enquanto estava sendo amamentada na quarta-feira (21). O soldado que atendeu ao chamado foiMarcelo Machado Fiorenzano, da corporação de Canela. A família reside na rua Francisco Comiotto, no bairro Floresta.
O soldado Fiorenzano conversou com a reportagem do Jornal Integração e relatou que a mãe da menina, Lara Weber ligou por meio do 193 e desesperada informou que a filha estava mamando quando engasgou-se, ficou na cor roxa e perdeu os sentidos.
“Naquele momento iniciei as orientações para as manobras de desobstrução das vias aéreas enquanto pegava o endereço para despachar a ambulância. O pai da Lara já procedia às manobras, ela informou o endereço e acionei o pelotão de Gramado, via rádio, informando a situação grave e o endereço para deslocamento. Para melhor condução da ocorrência passei o telefone para o soldado Érico e solicitei que mantivesse a mãe ao telefone para seguirmos orientando até que a guarnição de Gramado chegasse ao local. Em seguida ouvimos o choro da Lara ao fundo e o pai informando que havia saído leite e voltado sua coloração”, contou o soldado.
A guarnição gramadense chegou ao local, pouco depois, e conduziu a família ao Hospital Arcanjo São Miguel para ser atendida.