InícioNotíciasPolíticaVereadores querem informações sobre reforma de gabinete e situação da UPA

Vereadores querem informações sobre reforma de gabinete e situação da UPA

Tempo de leitura: < 1 minuto

Por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (4), foi aprovado um pedido de informações à Prefeitura sobre a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte. As questões estão no requerimento assinado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida por Renato Oliveira/PCdoB, da qual também fazem parte os vereadores Felipe Gremelmaier/MDB, Paula Ioris/PSDB, Rafael Bueno/PDT e Tatiane Frizzo/SD.

Antes dos questionamentos, os autores lembraram que, no início de junho passado, a Secretaria Municipal da Saúde apresentou um plano de contingenciamento, para os atendimentos de urgência/emergência, no período do inverno 2019. O plano prevê atendimento na clínica Clélia Manfro, das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira. O usuário deve se dirigir, primeiramente, à UPA da Zona Norte e, após a triagem, é encaminhado, se desejar e conforme o seu quadro clínico, para a clínica. Também foi anunciada a compra de 15 leitos, no Hospital Virvi Ramos, para o período.

A comissão relatou ter constatado que, desde o fechamento do PA 24 Horas, os hospitais locais que atendem pelo SUS têm registrado aumento considerável na procura por atendimento. Contou que, recentemente, o Hospital Geral anunciou a suspensão de cirurgias eletivas por não ter estrutura física e de pessoal para tanta demanda.

De acordo com o presidente da comissão, a UPA da Zona Norte segue com demora de até 11 horas de espera para atendimento médico. "São inúmeros os relatos de mau atendimento médico no local. O plano de contingência, que não cobre os finais de semana, deixa desassistida a população", lamentou.

 

“Não é melhor investir no atendimento à saúde?”

 

A previsão de reformas no Centro Administrativo Municipal rendeu a aprovação de um pedido de informações ao Executivo, na sessão ordinária do Parlamento desta quinta-feira (4). O requerimento referente ao assunto partiu do vereador Renato Oliveira/PCdoB e foi acolhido pela unanimidade do plenário.

O texto relata que, no dia 5 de junho de 2019, foi lançado, no site da prefeitura de Caxias do Sul, o edital de licitação para contratação de empresa para realizar reforma "da recepção do 2º andar do Centro Administrativo". Segundo o documento, o ponto 5.5.1. desse edital informa que o preço máximo aceitável para realização da obra, segundo orçamento, é de R$ 49.349,54. Ainda conforme o autor, no dia 26 de junho, às 9h, na Central de Licitações, seriam recebidas as propostas.

Diante desse processo, Oliveira questiona se o local da reforma apresenta algum tipo de risco aos funcionários e visitantes da prefeitura. Em afirmativo, o vereador pede que seja apresentado o diagnóstico.

Ainda questiona onde serão instalados mobiliários, equipamentos e letreiros que o edital menciona, e se as obras têm finalidade apenas estética. Oliveira solicita o projeto da obra e indaga o Município se haveria a necessidade de gasto de quase R$ 50 mil na reforma, quando as Unidades Básicas de Saúde estariam sem insumos para atender à população. O vereador questiona se existe previsão para outras obras no Centro Administrativo. “Esses recursos não seriam mais bem empregados se fossem destinados ao atendimento à comunidade em hospitais para fortalecer um plano de contingenciamento no período do inverno em nosso município”, questionou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido