InícioPolíticaGramado e Canela“Um dos ícones da boa direita é contra esta reforma”

“Um dos ícones da boa direita é contra esta reforma”

Tempo de leitura: < 1 minuto
Foto: Câmara de Vereadores de Gramado

REGIÃO – A Câmara de Vereadores de Gramado sediou na quinta-feira (13) um debate público sobre a Reforma da Previdência proposta pelo governo federal, evento organizado pelo gabinete do vereador Professor Daniel (PT).

Durante o encontro, Jair Soares (ex-ministro da Previdência e ex-governador do Estado); Anne Grahl Müller (presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Gramado e Canela e especialista em direito previdenciário) e Josué Martins (presidente do Sindicato dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado – RS) debateram sobre o tema e foram unânimes, de que a reforma é necessária ocorrer, mas não esta que está sendo apresentada.

O fato de ser um tema complexo e debatedores estudiosos do tema previdenciário, na avaliação de Professor Daniel levou mais credibilidade ao evento onde dúvidas puderam ser sanadas junto a comunidade que lotou as dependências do plenário Julio Floriano Petersen.

“A ideia do debate foi de trazer de forma qualificada a informação, sair um pouco da disputa planfetária desta grenalização, pois é um tema extremamente importante e trouxemos “expert” na área e isto tornou o evento didático e com credibilidade, os debatedores falaram as principais regras e mudanças com caráter informativo, não sou contra a reforma, mas há pontos contra esta reforma, onde os mais prejudicados será quem ganha até R$ 2 mil”, disse.

Questionado sobre esta disputa ideológica que se tornou o debate em torno da reforma, onde muitas pessoas sem entender os pontos do projeto são favoráveis ou contrários por preferência política, o parlamentar citou o exemplo de Jairo Soares que apoiou o atual presidente Jair Bolsonaro, mas na atual proposta do tema é contrário.

“Um ícone da “boa direita”, foi ministro da Previdência e apoiador do Bolsonaro é contrário a proposta. Esta tentativa de criar uma disputa de esquerda e direita é um erro estamos tratando das vidas das pessoas, tem que ser discutida debatida com toda sociedade não a toque de caixa para agradar o mercado, esta reforma não vai mudar a economia, continuamos sem políticas eficientes de geração de emprego, querem criminalizar quem é contra esta reforma, não somos contra, mas sim da forma que ela está que é favorável para o sistema financeiro, que não vai combater privilégios”, explicou.

Protesto informativo

Na sexta-feira (14) ocorreu em todo Brasil protestos contra a reforma da Previdência, sendo que em algumas cidades houve paralisações totais ou parciais em serviços públicos.

Na região, sindicatos, entidades e parte da população participam dos atos em Canela no multipalco da praça João Corrêa em uma atividade considerada pelos organizadores como didática de orientações e entrega de panfletos para a comunidade.

Rodrigo Callais, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Restaurantes e Hoteleiro de Gramado (Sindihoteleiro) e secretário Estadual da Juventude da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), comentou a ação mais educativa e informativa realizada na região.

“Entregamos informativos explicando as principais mudanças propostas, coletamos assinaturas em um abaixo assinado contra a reforma, que será entregue no Congresso Nacional, que busca alcançar um milhão de assinaturas e ao final do ato tivemos falas dos representantes das entidades sindicais e movimentos sociais”, explicou.

Callais acredita que os atos realizados estão sendo positivos, pois alguns pontos considerados prejudiciais a população já foram retirados pelos parlamentares e que mobilizações devem prosseguir.

“Os pontos da reforma que foram retirados na comissão da Câmara dos Deputados, na semana passada, já é reflexo das mobilizações que vem acontecendo em todo o País das várias audiências públicas e moções das Câmaras de Vereadores,  contrárias à reforma. Seguimos mobilizados em todo o Brasil e certos de que essa reforma que penaliza os mais pobres e os trabalhadores será derrotada no Congresso”,finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido