Por meio de comunicado oficial, enviado pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul, o secretário da Saúde, Júlio César Freitas da Rosa, confirma que o IGH deixará a gestão compartilhada da UPA 24 Horas da Zona Norte. Alega que a organização social é que não tem mais interesse em continuar exercendo função dentro de novos critérios propostos pela Administração. Segundo a Prefeitura, houve consenso no cancelamento do contrato.
No mesmo comunicado, assegura que nova empresa já estará habilitada, em 29 de janeiro de 2020, para, de forma temporária e emergencial, assumir a gestão até a conclusão do novo processo licitatório, que seguirá o mesmo formato utilizado para a Unidade de Pronto Atendimento Central 24 Horas (UPA Central). “Esta decisão foi tomada porque o Município não pode ter dois serviços de urgência e emergência, que ofertam o mesmo tipo de assistência à população, funcionando com critérios diferentes de avaliação e fiscalização”, explica o secretário na nota.
Também afirma que os funcionários que hoje atuam na unidade poderão permanecer trabalhando no local, porém, sob a gestão desta nova organização. “A UPA Zona Norte não será fechada e os serviços prestados à comunidade não serão interrompidos”, garantiu. Concluiu a nota com críticas, sem citar nomes, àqueles que tornaram pública a situação. “O fizeram de forma irresponsável, gerando boatos e trazendo preocupação desnecessária à população usuária do serviço”, ressaltou.