Partido Progressista pede para que Carmem e Jonas se licenciem da Câmara
CANELA – A recente troca de partido de Carmem Seibt e Jonas Bernardo, que saíram do Partido Progressista e se juntaram aos partidos PSDB e PDT, respectivamente, motivou o PP a emitir uma nota oficial para expor o posicionamento da sigla partidária diante da retirada de Carmem e Jonas. No texto, o presidente do PP, Erni Schäfer, escreveu que a diretoria do Progressistas foi surpreendida com ambas as saídas.
Na nota, a diretoria também expõe que considera ético e moral que ambos se licenciem do cargo de vereador para ceder espaço para os respectivos suplentes da coligação. Veja na íntegra o que diz o documento:
NOTA OFICIAL
A Executiva Municipal do Progressistas de Canela (PP), nos dias 26 e 29 de março de2020 foi surpreendida com o informe de desfiliação dos vereadores de nossa bancada,Carmen Seibt e Jonas Bohn Bernardo, respectivamente.
Desde então, vínhamos mantendo contato com ambos os vereadores, buscandoconscientizá-los do quanto tal atitude irá afetar o partido, bem como ser um ato dedesconstrução e até de certa forma de ingratidão com toda história e trabalhoempenhado por parte de todos os que compõem o nosso partido, filiados, diretório edemais candidatos que concorreram no último pleito, e que também contribuíram paraa eleição e o mandato de nossos atuais vereadores, e, neste sentido teve nosso apelopara que fosse considerado.
Na data de hoje (01/04), através da imprensa, tivemos conhecimento da filiação dosmesmos no PSDB e PDT canelense, respectivamente.
Embora haja o entendimento de que seja um direito a escolha de um novo caminho,bem como, há legalidade na troca de partido pelos parlamentares proporcionado pelachamada janela partidária, por outro lado, invocamos aqui os princípios éticos e moraisque regem o cidadão de bem, como assim julgamos nossos agora ex-vereadores.
Como dito alhures, ambos tiveram apoio do partido como um todo e dos demaiscandidatos para conquistarem seu atual mandato e liberdade incondicional paraconduzir os suas ações, onde sequer houve licenciamento para que os suplentesassumissem em determinadas ocasiões, o que é de praxe em todos os partidos e ficouconvencionado ao término das eleições.
Assim, sendo, considerando a irreversibilidade da decisão de nossos vereadores, umavez que já filiados em outras agremiações, julgamos ser ético e moral que ambos selicenciem para ceder espaço aos nossos suplentes, propiciando também acontinuidade dos trabalhos da bancada Progressista na Câmara de Canela nomandato que transcorre, solicitação justa e respeitosa já direcionada a ambos.
O Progressistas de Canela continua com seus trabalhos, respeitando e cooperandocom este período delicado em que passa nossa cidade, nosso Estado e nosso País,porém, preocupados e empenhados em ações para o futuro de Canela.
Canela, 01 de abril de 2020.
ErniSchäfer
Presidente do PP de Canela/RS