InícioNotíciasPolíticaMeneguzzi alerta para possível novo contrato com o IGH

Meneguzzi alerta para possível novo contrato com o IGH

Tempo de leitura: < 1 minuto

A possibilidade de a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias terceirizar a nova UPA Central para o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que administra a UPA Zona Norte, foi abordada pelo vereador Alberto Meneguzzi/PSB, na tribuna do Legislativo, na sessão desta quarta-feira (24). Ele apresentou dados sobre infrações trabalhistas cometidas pela empresa, recebidos por meio da Lei de Acesso à Informação, junto à Secretaria do Trabalho e Previdência Social do Ministério da Economia. Os documentos revelam que, desde o início do contrato com a Secretaria Municipal de Saúde, em setembro de 2017, o IGH foi alvo de 23 autos de infração. 

De acordo com Meneguzzi, os documentos demonstram que a empresa terceirizada pela Prefeitura foi advertida por infrações trabalhistas, como a falta de registros dos funcionários e dos exames de admissão, descumprimento do período mínimo de 11 horas de descanso entre jornadas de trabalho e do repouso semanal remunerado, além do excesso do limite de duas horas extras diárias.

Ainda foram verificados problemas de inexistência de contrato e de assinatura da carteira de trabalho dos médicos da unidade. “Se trata de um recurso muito alto, R$ 2,2 milhões por mês, para essa empresa da Bahia, que se diz de humanização, mas que de forma nada humana trata os servidores. Por consequência, também isso atinge o atendimento da população”, avaliou.

Ainda, conforme Alberto Meneguzzi, nos últimos dias, o IGH fez diversas demissões, sendo quatro na área de higienização e duas na portaria. Ele destacou a importância do pronto atendimento, principalmente, para a Zona Norte. Contudo, questiona a falta de fiscalização do contrato por parte do Executivo. “A empresa IGH tem descumprido o contrato assinado com a Prefeitura. Inclusive, com seus servidores descumprindo obrigações trabalhistas. O assunto já está no Ministério Público. Já demos conhecimento à Secretaria Municipal da Saúde e ao Gabinete do Prefeito. Levamos também muitas dessas denúncias à Comissão de Saúde e as coisas continuam acontecendo dessa forma dentro da administração da UPA Zona Norte”, salientou.

 

O vereador Alberto Meneguzzi disse que está preocupado com informações extra-oficiais, que revelam a possibilidade de o IGH ser contratado pela Prefeitura para assumir o novo pronto atendimento, que substituirá o antigo Postão 24h. “Dizem as fontes, que já é dada como certa a UPA Central, inclusive, contratando serviço e comprando equipamentos. Então, é esse tipo de empresa que queremos para terceirizar serviços importantes, como a saúde? É esse tipo de atendimento que queremos à população também na UPA Central?”, questionou.

 

Infrações podem gerar custo alto ao Município

Em aparte a Alberto Meneguzzi, o vereador Paulo Périco/MDB lembrou que, mesmo antes da assinatura do contrato com o Município, já havia denunciado uma série de processos que o IGH respondia, por motivos trabalhistas, em outros estados brasileiros. O parlamentar frisou que o Legislativo não compactua com a forma de gestão da UPA Zona Norte.

Périco alertou para as consequências que a conduta do IGH pode ocasionar ao erário. “O que me preocupa é que o poder público está aceitando essas questões ilegais. Então, o Município está corroborando com a ilegalidade e é litisconsorte em qualquer ação judicial que porventura venha a ser feita por algum desses servidores ou contratados”, ponderou.

O emedebista também cobrou a fiscalização do Executivo. “Aonde é que está o poder público, que fez o contrato e tem a responsabilidade de cobrar dessa empresa. Quem ele está defendendo, essa empresa ou o cidadão?”, cobrou o parlamentar.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido