Na sessão ordinária da Câmara de Caxias do Sul desta quinta-feira (21), houve mais uma manifestação pela implantação de uma Delegacia Especial de Proteção ao Idoso (DPI) no município. A proposição foi feita pelo vereador Felipe Gremelmaier (MDB), na tribuna do Legislativo. Nesta semana, a Comissão do Idoso da Casa promoveu audiência pública para tratar do tema e contou com relatos preocupantes de representantes da Brigada Militar, do Conselho Municipal do Idoso e de instituições de apoio.
O emedebista afirmou que só existem DPIs em Santa Maria e em Porto Alegre, e que as ocorrências de violência contra os idosos têm reduzido em número e frequência desde a implantação destas repartições especiais. Ele ressalta, porém, que somente no ano passado, 17 mil registros de crimes contra idosos foram colhidos na capital. A DPI fechou ainda 23 casas de repouso, nas quais aconteceram agressões físicas, sexuais, psicológicas e financeiras.
Gremelmaier destacou que aguarda aprovação de projeto do Palácio Piratini para que se inicie a construção da nova delegacia em Caxias do Sul. O parlamentar crê que as obras comecem até a metade de 2020.