GRAMADO – O terceiro encontro dos governadores de sete estados acontece neste sábado no Hotel Master Gramado. A programação terá início às 9h com o pronunciamento dos sete chefes de estado, começando pelo anfitrião Eduardo Leite, em seguida se pronuncia o vice-governador do Rio de Janeiro Cláudio Costa, seguido por João Dória (SP), Paulo Brant (vice em Minas Gerais), José Renato Casagrande (ES), Carlos Moisés Silva (SC) e Carlos Ratinho Júnior (PR).
Às 9h30, o foco do encontro se volta ao cenário nacional e reformas. O presidente do BNDES, Joaquim Levy falará por 15 minutos. Depois dele, o secretário especial de desestatização do Ministério da Economia Salim Mattar, que explanará por mais 15 minutos.
Às 10h15 deve acontecer o painel Consórcios Estaduais: desafios de institucionalidade e governança com explanação da Macroplan e Fundação Dom Cabral. Às 11h tem coletiva de imprensa e meio dia acontece reunião de trabalho entre os mandatários estaduais.
Durante a tarde novas reuniões de trabalho estão previstas para os governadores, bem como oficinas temáticas para os secretários. Nestas oficinas os principais assuntos que serão levados à pauta é saúde pública, educação, agricultura, turismo, desenvolvimento econômico, segurança, infraestrutura, meio ambiente, entre outros. O encerramento do evento será às 17h, quando ocorre a assinatura da Carta de Gramado e o pronunciamento de fechamento de cada um dos governadores.
À noite, o governo gaúcho receberá seus convidados em um jantar de confraternização no Palácio do Governo, em Canela.