InícioPolíticaGramado e CanelaConfira os destaques da sessão legislativa de Gramado

Confira os destaques da sessão legislativa de Gramado

Tempo de leitura: < 1 minuto

Aprovado repasse de até R$ 275 mil para segurança

Foi aprovado o projeto do Executivo que solicitava autorização para que à Prefeitura pudesse contribuir financeiramente com o Movimento Comunitário de Combate à Violência – MOCOVI Gramado.

O objetivo desta proposição é ampliar o incentivo para promoção da segurança pública em Gramado com o repasse de até R$ 275 mil ao MOCOVI Gramado – no exercício de 2019. A transferência de recursos públicos à entidade é vital para o auxílio nas ações desenvolvidas por esta perante os servidores da segurança pública estadual, lotados no município de Gramado.

 

Rosi questiona e pede providências a EGR

A vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) apresentou um pedido de informação e uma indicação a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

No pedido ela solicita informações referente à possível reinstalação de pardais eletrônicos nos dois acessos da ERS-115, no Bairro Várzea Grande, na rótula principal, bem como no acesso ao Loteamento Vila do Sol. “Tal medida vem com intuito de fluir e dar mais segurança ao trânsito nesses dois acessos de entrada do Bairro, tendo em vista que acontecem muitos acidentes”, disse.

Na indicação ela requer melhorias nos dois acessos da ERS-115, no Bairro Várzea Grande, na rótula principal, bem como no acesso ao Loteamento Vila do Sol, tomando por exemplo as rótulas dos municípios de Três Coroas e Igrejinha. “O intuito é dar fluidez e segurança ao trânsito, evitar ou diminuir os congestionamentos diários e também evitar acidentes”, destacou.

 

Rosi pede placa na Avenida 1º de maio

A vereadora solicita à Prefeitura a colocação de placa sinalizando a parada de ônibus na Avenida 1° de Maio, na altura do n° 3963, Bairro Várzea Grande.

“Tal medida vem com intuito de dar mais segurança ao trânsito, nessa via, que é de grande fluxo, pois em dias de neblina ou à noite a falta da sinalização, pode causar transtornos para usuários, ou até mesmo acidentes”, disse.

 

Rosi pede providências no Complexo da Vila Olímpica

Foi solicitado pela parlamentar providências ao Executivo quanto à revitalização do complexo da Vila Olímpica, no Bairro Várzea Grande. “Tal solicitação se faz necessária, pois o atual estado do complexo é preocupante, encontra-se em mau estado de conservação, limpeza, bem como restos de obra da pista de skate. Importante ressaltar que o complexo da Vila Olímpica é uma das principais Praças de esportes do nosso Município”, destacou.

 

Rosi pede mais sinalização viária no Caboclo

Será enviado à Prefeitura, nessa semana, pedido de autoria da vereadora que solicita mais sinalização viária na localidade de Caboclo. “Tal solicitação se faz necessária, pois ficaria mais seguro se principalmente na subida principal fosse instalado um guard rail, realizado a pintura de cordões e a implantação de divisão de pista com tachões. Tenho certeza que essas solicitações irão trazer mais segurança para os moradores e usuários da via”, disse.

 

Rosi pede tapa buraco no bairro Jardim

A vereadora solicita à Prefeitura a realização de operação tapa buracos na Rua Setembrino de Carvalho, no Bairro Jardim. “A rua está com diversos buracos o que pode causar prejuízos ou até mesmo acidentes para os motoristas”, destacou.

 

Rosi pede faixa elevada em frente a Escola

A vereadora solicitou à Prefeitura estudo de viabilidade para instalação de uma faixa elevada em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Mosés Bezzi, do Bairro Várzea Grande.

“O intuito desta proposta é dar mais segurança aos alunos e comunidade em geral, que utilizam a faixa de pedestres em frente à Escola, diariamente. Muitos motoristas não respeitam o limite de velocidade permitido em vias urbanas o que pode ocasionar acidentes”, destacou.

 

Rosi pede colocação de placas de trânsito na Várzea

Após receber demandas da comunidade do bairro Várzea Grande, a vereadora protocolou pedido onde requer que à Prefeitura coloque placas de trânsito, indicando Escola, nas Ruas Altivo Zucolotto e Alvina Michaelsen.

“O pedido justifica-se, pois sabemos que muitos motoristas não respeitam os limites de trânsito orientados por lei em perímetro urbano, sendo assim, acabam colocando em risco a vida de muitas pessoas. Como nas duas ruas existe uma Escola é de extrema importância a colocação desta sinalização para orientar os motoristas, e também para evitar riscos as crianças que vão para a Escola”, disse.

 

Rosi pede operação tapa buracos na 1º de Maio

A vereadora requer que à Prefeitura proceda na operação tapa buracos na Avenida 1° de Maio, na altura do n° 3963, no Bairro Várzea Grande. “O pedido justifica-se, pois a rua encontra-se danificada, com buracos, o que pode causar prejuízos ou até mesmo acidentes para os motoristas. Importa salientar que este pedido é da comunidade usuária da via”, disse.

 

Rosi pede melhorias na Avenida do Trabalhador

A vereadora solicita ao Poder Executivo, providências referente à repintura das sinalizações viárias na Avenida do Trabalhador, no Bairro Várzea Grande.

“O intuito deste pleito é dar mais segurança aos usuários da Avenida, especialmente em dias de neblina e no turno da noite, onde a sinalização torna-se primordial para o bom fluxo de veículos e trânsito e pedestres. Ressalto que os locais em que a pintura se torna ainda mais relevante são as faixas de pedestres”, destacou.

 

Rosi pede manutenção nos banheiros da Mosés Bezzi

Atendendo uma demanda da direção, professores, servidores, pais, alunos e comunidade escolar da Escola Municipal Mosés Bezzi, bairro Várzea Grande, a vereadora requer que à Prefeitura proceda na manutenção nos banheiros do pavilhão da Escola.

“O pedido tem como justificativa trazer mais comodidade para usuários do pavilhão. Importa ressaltar que o pavilhão é bastante utilizado por moradores do Bairro, bem como por alunos da escola, e até o momento os banheiros encontram-se sem divisórias e portas, causando transtornos. Relato ainda que me foi informado que o pavilhão irá receber algumas melhorias, mas que esta parte de manutenções nos banheiros não foi inclusa, desta forma faço essa solicitação”, explicou.

 

Professor Daniel participa de Reunião Clube de Mães

O vereador Professor Daniel (PT) participou na segunda-feira (27), à tarde, da Reunião Clube de Mães da Linha Bonita, a atividade faz parte da programação da 1ª Semana do Alimento Orgânico de Gramado.

O encontro teve como tema o uso de plantas alimentícias não convencionais e o aproveitamento de resíduos orgânicos na propriedade. “Quero agradecer a querida Sônia Mewius pela recepção em sua propriedade, e parabenizar os envolvidos, a atividade foi incrível”, disse.

 

Professor Daniel pede informações sobre melhorias no trajeto ao Parque dos Pinheiros

O vereador solicita à Prefeitura informações sobre melhorias a serem realizadas no trecho que compreende o centro da cidade ao Parque dos Pinheiros. Daniel destaca que é sabido da existência de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Henrique Fontana (PT) para uma ciclovia que liga o Centro ao Parque dos Pinheiros. “Peço informações à cerca do projeto para a execução da emenda”, disse.

O Professor também questiona se existe algum projeto em andamento nas Secretarias competentes de recuperação asfáltica, colocação de calçamento público e melhorias na sinalização viária no trecho.

“A área demanda atenção do Poder Público Municipal, pois cresceu consideravelmente nos últimos anos e necessita das melhorias elencadas. Além disso, a implantação da ciclovia citada é uma obra importante para a mobilidade e locomoção das pessoas que circulam naquele trecho”, ponderou.

 

Luia busca planejamento de festas do interior

O vereador Luia Barbacovi (Progressistas) solicita à Secretaria de Agricultura que interceda junto as Sociedades e Clubes do município a fim de evitar a realização de festas e eventos durante a Festa da Colônia.

“Tal solicitação se faz necessária, sendo a Festa da Colônia um evento muito significativo e com grande participação dos gramadenses, no qual os eventos paralelos prejudicam tanto a festa, quanto os organizadores de outros eventos”, disse.

 

Volnei questiona Prefeitura sobre o transporte público

O vereador Volnei da Saúde (Progressistas) apresentou duas propostas à Prefeitura tratando de questões relativas ao transporte público em Gramado.

Na primeira proposta Volnei solicita informações referente à frota do transporte público. Ele quer saber a idade da frota, quantos ônibus dispõem de ar condicionado, quantos possuem acesso para pessoas portadoras de deficiência, quantos veículos fazem transporte público e escolar no mesmo itinerário e requereu cópia da documentação dos carros.

“As informações são necessárias para responder as reclamações dos usuários quanto ao estado de conservação da frota, bem como a quantidade de veículos que atendem os itinerários”, disse.

Na segunda, o Vereador pede informações sobre a licitação de transporte público. Volnei questiona se qual empresa presta o transporte público em Gramado, se a contratação da referida empresa decorre de processo licitatório e em caso positivo, até quando vigora o contrato, ainda pediu cópia do contrato vigente, com as condições pactuadas.

O vereador também questionou à Prefeitura se na concepção do município, as atuais linhas de atendimento são suficientes e satisfatórias, se o município tem a intenção de ampliar as linhas, se já existe algum estudo do município neste sentido, se há intenção do município de abrir novo processo licitatório e em caso positivo qual o prazo, se haveria possibilidade de possibilitar que os serviços sejam prestados por mais de uma empresa, dividindo as linhas ou horários, para melhor atender a população, se a tarifa das passagens é definida pelo município, como funcionam as atualizações e quais as variáveis consideradas.

“Justifica-se o pedido, pois observa-se a urgente necessidade de implantação de novas linhas para o transporte público municipal, considerando que, diariamente a superlotação dos carros existentes, o aumento no valor de passagens e a falta de melhoria na frota, são fatores evidentes”, destacou. 

 

Vereadores pedem à EGR controlador no acesso ao bairro Três Pinheiros

Os vereadores da Comissão Temporária Especial para acompanhamento das obras da EGR Everton Michaelsen (MDB), Professor Daniel (PT) e Rosi Ecker Schmitt (PT) apresentaram pedido para que esta interceda junto ao DAER para que se proceda a implementação de controladores de velocidade na ERS-115, próximo ao Bairro Três Pinheiros.

“Justifica-se o pedido pois, a EGR está em processo de finalização de uma importante obra para a mobilidade dos usuários da ERS 115 e da Rua Miguel Tissot que estava interrompida por decisão judicial. No entanto, precisamos dar agilidade ao processo de implantação de controladores de velocidade no local, uma vez que aquela é uma via de trânsito rápido, com grande circulação e travessia de pessoas. Ademais, a comunidade daquele bairro está bastante apreensiva com a questão da segurança e o risco a vida na travessia da rodovia”, explicaram.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...
error: Conteúdo protegido