Na manhã desta terça-feira (10), o vereador Gustavo Toigo (PDT) repercutiu na tribuna do Legislativo a assinatura do termo de compromisso entre o município de Caxias do Sul e a União, que deve liberar R$ 200 milhões para as obras do Aeroporto Regional de Vila Oliva. Ao lado do vereador Ricardo Daneluz (PDT), Toigo representou a Casa na reunião da última quarta-feira (4), na Secretaria Nacional de Aviação Civil, em Brasília.
De acordo com Toigo, a assinatura do termo garante liberação da verba, necessária para realização da licitação, ações ambientais e a construção do terminal de passageiros, além de prédio para a seção contra incêndios e do paisagismo. O vereador destacou que Vila Oliva é o distrito com melhores condições ambientais, topográficas e de solo para receber o aeroporto, que terá duplo viés: para cargas e passageiros.
Em aparte, Ricardo Daneluz recordou as pessoas que cederam tempo para defender que Caxias do Sul erguesse um novo aeroporto, capaz de ser utilizado como alternativa para o Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Daneluz ressaltou o trabalho do senador Luiz Carlos Heinze (PP).