A Câmara Municipal de Caxias do Sul aprovou na manhã desta terça-feira (10) o projeto de lei nº 74/2017, de autoria do vereador Ricardo Daneluz (PDT), que propõe integração de atividades sobre Educação Financeira no plano curricular do ensino fundamental nas escolas da rede pública municipal. O texto foi aprovado por unanimidade e seguirá para sanção ou veto do prefeito Daniel Guerra (Republicanos).
Caso a proposição vier a se tornar lei, a obrigatoriedade da inclusão desse conteúdo será junto com os ensinamentos da disciplina de Matemática, a partir do 6º ano letivo. Entre os temas que poderão ser contemplados em sala de aula, estão valores individuais, sociais e familiares, os princípios contábeis, débito e crédito, prioridades de escolhas e tomadas de decisão, noções de planejamento financeiro e concretização de planos a curto, médio e longo prazo.
Para Daneluz, o objetivo do projeto é estimular os alunos a terem um consumo consciente nos temas da ética, da saúde, do meio ambiente e da cultura. “O programa tem como base o combate ao analfabetismo financeiro, sendo assim, pretende que os alunos estabeleçam as relações entre a Educação Financeira e as mais diversas áreas do conhecimento”, disse o pedetista.