InícioNotíciasPolíticaApitaço em defesa da vida das mulheres

Apitaço em defesa da vida das mulheres

Tempo de leitura: < 1 minuto

Em forma de apitaço, a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) realizou, na manhã desta quarta-feira (3), em frente à Câmara Municipal, o "Grito de Socorro Por Elas", um ato simbólico pela vida das mulheres. Cerca de 50 pessoas participaram da ação. A cantora caxiense Tita Sachet também esteve presente e cantou a música Maria, Maria. As legisladoras integrantes da PEM, Denise Pessôa/PT (atual procuradora), Gladis Frizzo/MDB, Paula Ioris/PSDB e Tatiane Frizzo/SD, se manifestaram sobre a campanha "Nossas Vidas Importam".

A vereadora Denise destacou que a iniciativa busca chamar a atenção para o cuidado e proteção às mulheres e sobre um problema recorrente na sociedade, que é o feminicídio. "Quando se trata de vida, todas elas importam", pontuou a procuradora.  Também afirmou que o apito, entregue para todos os participantes do ato, pode ser utilizado em casos de violência contra a mulher para chamar a atenção de quem estiver por perto.

A vereadora Paula Ioris/PSDB informou que a violência doméstica é o tipo de ocorrência mais registrada nas delegacias da cidade. Já a vereadora Tatiane Frizzo/SD pediu que todos levem a campanha aos mais diversos ambientes. A parlamentar também destacou que as integrantes da PEM podem palestrar sobre o assunto.

A vereadora Gladis Frizzo/MDB pontuou que a campanha também busca conscientizar os homens sobre os direitos das mulheres e a igualdade entre todos. Pediu a todos que eduquem as crianças para que respeitem a vida e os direitos das mulheres. "Nós, mulheres, gostamos muito de flores, mas aceitamos trocar as flores por respeito", enfatizou. 

Durante a campanha, que deve se estender ao longo do semestre com todas as atividades abertas ao público e gratuitas, haverá distribuição de material informativo e apitos que auxiliam como sinal de pedido de socorro. Denise Pessôa avaliou o ato como um momento de reflexão e mobilização. "A ação de hoje foi um grito de socorro, para que todos se envolvam nesta causa, mesmo que não seja diretamente conosco. É importante entender que precisamos defender a mulher em todas as situações de violência e que, em briga de marido e mulher, se mete, sim, a colher", ressaltou. Mais informações sobre a PEM podem ser obtidas pelo fone (54) 3218.1600, e-mail [email protected] ou na sede da Câmara, na Rua Alfredo Chaves, 1323, Bairro Exposição.

 

Cartilha detalha legislações e os números da violência

  

A cartilha "Por Elas", lançada na sessão ordinária desta quarta-feira (3), foi detalhada pela vereadora Paula Ioris. Em plenário, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara lançou o material, que faz parte da campanha "Nossas Vidas Importam". Com legislações e medidas protetivas, a iniciativa faz um alerta a homens e mulheres contra a violência ao sexo feminino. Organizado pela Procuradoria, a cartilha contém balanços estatísticos, como o fato de, no Brasil, a cada 15 segundos, uma mulher ser espancada. Atenta que 70% dos registros de violência contra a mulher acontecem dentro de casa e que 85,5% dos agressores são parceiros (marido ou companheiro).

A vereadora Paula apresentou cada seção da cartilha, como os tipos de violência: física, sexual e psicológica, entre outras. Citou endereços e telefones úteis, para informações, denúncias e demais atendimentos, incluindo a Procuradoria e o número 180 (Central de Atendimento à Mulher). Constam das legislações de amparo a Lei Maria da Penha, a Lei do Minuto Seguinte (atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual) e lei para descer do ônibus fora da parada, em Caxias do Sul.

A parlamentar destacou projetos recentes: um da vereadora Denise Pessôa, contra o machismo nas escolas, e outro da vereadora Tatiane Frizzo, em amparo a mulheres vítimas de violência doméstica. De acordo com Denise, por vezes, homens não aceitam o fim do relacionamento e agridem, sendo que alguns casos acabam em óbito da mulher. Tatiane salientou que o sexo masculino precisa se conscientizar acerca do respeito a elas. Enalteceu o trabalho da rede municipal de proteção. A vereadora Gladis Frizzo apontou para crianças e jovens abusados sexualmente por pais, vizinhos e outras pessoas próximas. "Esses cidadãos têm ainda mais dificuldades de denunciar os agressores. É necessário um trabalho diferenciado nas escolas, junto a essas meninas", ponderou.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido