Esta data homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por diversas pessoas ao redor do mundo, em especial os brasileiros. São Paulo, devido a forte imigração italiana, é conhecida como a capital nacional da pizza. Neste dia, as pizzarias costumam fazer festas, promoções ou descontos para os clientes. As pessoas, obviamente, comemoram o Dia da Pizza comendo muitas fatias de pizza!
Em Canela, a pizzaria The Petit Pizza na Pedra Canela detém o título de maior pizza do Brasil medindo 3,11 m de diâmetro e 156,11kg. A receita gigante foi feita há cinco anos, com 37,74 kg de frango desfiado, 44,10 kg de queijo, 11,20 kg de requeijão, 10,97 kg de molho de tomate, 380 g de orégano, 27 kg de tomate picado e 120 g de manjericão foi preparada na Praça João Corrêa e distribuída gratuitamente.
O DIA DA PIZZA
A data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985. Foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e marguerita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.
Curiosidades sobre a pizza
Você sabia que muito se questiona sobre a verdadeira origem da pizza? Apesar de todos acharem que é na Itália no século XVI, há relatos que ela possa ter surgido bem antes de Cristo. Ficou curioso? Então, desvende algumas curiosidades.
Origem questionável
A pizza que nós conhecemos que tem tomate, queijo e outros recheios, surgiu em Nápoles, na Itália, por volta de 1520. Porém, há relatos que em meados de 6 a.C, os soldados assavam pães arredondados em seus escudos.
A primeira pizzaria do mundo
Se a origem da pizza é questionável, a primeira pizzaria existe até hoje em Nápoles, na Itália. A Antica Pizzeria Port’Alba foi fundada em 1830.
O tomate veio só depois
Mesmo parecendo pares perfeitos e inseparáveis, o tomate começou a ser usado na pizza somente no século XVI. O motivo é que foi só nessa época que ele se popularizou na Europa.
A pizza tem uma precursora
A focaccia é um dos mais antigos pães feitos na Itália. Há boatos que a pizza surgiu através de uma tentativa de adaptar esse prato. Depois que a pizza surgiu, ela já passou por várias transformações. Já a focaccia permanece intacta.
Café, almoço e jantar
Já pensou em comer pizza no café da manhã, no almoço e no jantar? Era assim que os italianos se alimentavam no século XIX. O prato era considerado a base da alimentação deles e estava presente no café da manhã, no almoço e no jantar.
Existe um campeonato de pizzas
O World Championship Pizza é um campeonato que elege os melhores pizzaiolos e padeiros do mundo. Tem até um hall da fama para que os que se destacarem.
A pizza de margherita foi criada para uma rainha
A pizza de margherita foi criada pelo pizzaiolo Raffaele Esposito no final do século XIX. A história conta que o Raffaele teve que criar três versões originais de sabores de pizzas para a rainha Margherita e o rei Umberto I. Uma delas foi inspirada nas cores da bandeira italiana (verde, branca e vermelha), a margherita. O verde ficou representado pelo manjericão, o branco pelo queijo e o vermelho, pelo tomate.
A pizza era um alimento dos plebeus
Quem vê a pizza sendo amplamente consumida em todo o mundo, nem imagina que antigamente ela era um alimento consumido por plebeus. Por esse motivo, a nobreza não dava a devida importância para o prato. Somente com o Raffaele Esposito que a pizza ganhou o reconhecimento e o paladar dos nobres.
Nápoles é o berço da pizza moderna
Em 2009, foi feito um decreto pela União Europeia que reconheceu Nápoles como o berço da pizza moderna. A batalha durou mais de quatro séculos. A pizza napolitana, que tem apenas tomate e mussarela de búfala, também tem origem em Nápoles.
Quando você come pizza?
De acordo com uma pesquisa feita pela ECD Food Service, no mundo inteiro, o sábado é o dia preferido para se comer uma deliciosa pizza.
Quem come mais?
Conforme a mesma pesquisa, os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar em consumo, pois 95% dos americanos comem pizza regularmente. Sem segundo lugar estão os brasileiros. França vem em terceiro, Itália em quarto e Austrália em quinto.
“Acabar em pizza”
A expressão “acabar em pizza” surgiu no Palmeiras, na década de 50. Um dia, houve uma grande discussão entre os diretores do clube, mas após a calorosa reunião, todos foram para uma pizzaria e deixaram a confusão para trás. A explicação foi dada pelo jornalista Eduardo Martins, autor do manual de redação do jornal O Estado de São Paulo.
Fonte: Revista Exame e Pizza Prime