InícioNotíciasGeralViva ao Dia da Pizza!

Viva ao Dia da Pizza!

Tempo de leitura: < 1 minuto

Esta data homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por diversas pessoas ao redor do mundo, em especial os brasileiros. São Paulo, devido a forte imigração italiana, é conhecida como a capital nacional da pizza. Neste dia, as pizzarias costumam fazer festas, promoções ou descontos para os clientes. As pessoas, obviamente, comemoram o Dia da Pizza comendo muitas fatias de pizza!

 

Em Canela, a pizzaria The Petit Pizza na Pedra Canela detém o título de maior pizza do Brasil medindo 3,11 m de diâmetro e 156,11kg. A receita gigante foi feita há cinco anos, com 37,74 kg de frango desfiado, 44,10 kg de queijo, 11,20 kg de requeijão, 10,97 kg de molho de tomate, 380 g de orégano, 27 kg de tomate picado e 120 g de manjericão foi preparada na Praça João Corrêa e distribuída gratuitamente.

 

O DIA DA PIZZA

A data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985. Foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e marguerita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

Curiosidades sobre a pizza

Você sabia que muito se questiona sobre a verdadeira origem da pizza? Apesar de todos acharem que é na Itália no século XVI, há relatos que ela possa ter surgido bem antes de Cristo. Ficou curioso? Então, desvende algumas curiosidades.

 

Origem questionável

A pizza que nós conhecemos que tem tomate, queijo e outros recheios, surgiu em Nápoles, na Itália, por volta de 1520. Porém, há relatos que em meados de 6 a.C, os soldados assavam pães arredondados em seus escudos.

A primeira pizzaria do mundo

Se a origem da pizza é questionável, a primeira pizzaria existe até hoje em Nápoles, na Itália. A Antica Pizzeria Port’Alba foi fundada em 1830.

 

O tomate veio só depois

Mesmo parecendo pares perfeitos e inseparáveis, o tomate começou a ser usado na pizza somente no século XVI. O motivo é que foi só nessa época que ele se popularizou na Europa.

 

A pizza tem uma precursora

A focaccia é um dos mais antigos pães feitos na Itália. Há boatos que a pizza surgiu através de uma tentativa de adaptar esse prato. Depois que a pizza surgiu, ela já passou por várias transformações. Já a focaccia permanece intacta.

Café, almoço e jantar

Já pensou em comer pizza no café da manhã, no almoço e no jantar? Era assim que os italianos se alimentavam no século XIX. O prato era considerado a base da alimentação deles e estava presente no café da manhã, no almoço e no jantar.

 

Existe um campeonato de pizzas

O World Championship Pizza é um campeonato que elege os melhores pizzaiolos e padeiros do mundo. Tem até um hall da fama para que os que se destacarem.

A pizza de margherita foi criada para uma rainha

A pizza de margherita foi criada pelo pizzaiolo Raffaele Esposito no final do século XIX. A história conta que o Raffaele teve que criar três versões originais de sabores de pizzas para a rainha Margherita e o rei Umberto I. Uma delas foi inspirada nas cores da bandeira italiana (verde, branca e vermelha), a margherita. O verde ficou representado pelo manjericão, o branco pelo queijo e o vermelho, pelo tomate.

A pizza era um alimento dos plebeus

Quem vê a pizza sendo amplamente consumida em todo o mundo, nem imagina que antigamente ela era um alimento consumido por plebeus. Por esse motivo, a nobreza não dava a devida importância para o prato. Somente com o Raffaele Esposito que a pizza ganhou o reconhecimento e o paladar dos nobres.

Nápoles é o berço da pizza moderna

Em 2009, foi feito um decreto pela União Europeia que reconheceu Nápoles como o berço da pizza moderna. A batalha durou mais de quatro séculos. A pizza napolitana, que tem apenas tomate e mussarela de búfala, também tem origem em Nápoles.

Quando você come pizza?

De acordo com uma pesquisa feita pela ECD Food Service, no mundo inteiro, o sábado é o dia preferido para se comer uma deliciosa pizza.

Quem come mais?

Conforme a mesma pesquisa, os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar em consumo, pois 95% dos americanos comem pizza regularmente. Sem segundo lugar estão os brasileiros. França vem em terceiro, Itália em quarto e Austrália em quinto.

“Acabar em pizza”

A expressão “acabar em pizza” surgiu no Palmeiras, na década de 50. Um dia, houve uma grande discussão entre os diretores do clube, mas após a calorosa reunião, todos foram para uma pizzaria e deixaram a confusão para trás. A explicação foi dada pelo jornalista Eduardo Martins, autor do manual de redação do jornal O Estado de São Paulo.

Fonte: Revista Exame e Pizza Prime

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mostra Consciencine segue neste fim de semana com foco no cinema indígena

Tiago Manique [email protected] CANELA — O Espaço Nídia Guimarães, localizado no Centro, em frente ao Espelho Gaúcho, segue neste sábado como palco da Mostra Consciencine 2025,...

Farmácias Associadas projeta negócios milionários a partir de hoje em Gramado

GRAMADO – Começa hoje, quarta-feira (15) e segue até sexta (17), no Serra Park, a 18ª Convenção e Feira de Negócios da Rede de...

“Tudo o que tem de bom ou ruim foi Nestor e Luia”, diz vice em raio-X da gestão

GRAMADO - Durante poucos dias à frente da Prefeitura de Gramado, o vice-prefeito Luia Barbacovi, que assumiu o cargo interinamente durante as férias do...

Prawer celebra o Dia das Crianças com evento no Parque Knorr

GRAMADO – Hoje, sábado (11), a Prawer promove uma ação especial alusiva ao Dia das Crianças, no histórico Parque Knorr. Das 9h às 16h,...

Parque do Palácio recebe crianças com atrações gratuitas no domingo

CANELA – Com uma fórmula que deu sinais positivos no ano passado, os ingredientes serão repetidos neste 2025, para celebrar no domingo (12), o...
error: Conteúdo protegido