InícioGeralSerra GaúchaAlceu Valença e Oswaldo Montenegro farão shows gratuitos neste final de semana...

Alceu Valença e Oswaldo Montenegro farão shows gratuitos neste final de semana em São Chico

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – O Paralelo Festival, um dos eventos musicais mais ecléticos e democráticos do país, volta a São Francisco de Paula neste final de semana com atrações como Oswaldo Montenegro (20) e Alceu Valença (19). O evento acontece às margens do Lago São Bernardo e ao todo serão seis shows gratuitos que reúnem os mais diferentes gêneros e estilos, da música popular brasileira ao jazz. 

Sobre o Paralelo Festival

Realizado sempre com entrada franca, e no mesmo local, o evento surgiu em 2019 tendo a diversidade como marca registrada por reunir pessoas das mais diferentes idades, gostos, gêneros e opiniões, assim como atrações musicais que abrangem diversos ritmos e estilos. Em sua primeira edição, o festival contou com Erasmo Carlos, Demônios da Garoa, o bluesman norte-americano Vino Louden, além das atrações gaúchas Barba & Blues, Musa Híbrida, Marmota, Yangos e Camila Toledo. Em 2020, o evento também abriu espaço para bandas da América Latina, recebendo o quarteto uruguaio Milongas Extremas e a banda argentina Fiero. No line-up também estavam o norte-americano Dex Romweber, o cantor e compositor Toquinho, além das bandas instrumentais gaúchas Luciano Leães & The Big Chiefs, Trabalhos Espaciais Manuais e MOIO, assim como o grupo 50 Tons de Pretas, que foi eleito em votação popular para abrir o festival. No terceiro ano, as presenças de nomes como João Bosco, Luiz Carlos Borges & João de Almeida Neto, a cantora americana Nora Jean Bruso, entre outras atrações nacionais e locais. 

CONHEÇA AS ATRAÇÕES DA QUARTA EDIÇÃO DO FESTIVAL

Alceu Valença:

Um dos grandes nomes da MPB, oriundo do “boom” nordestino do final dos anos 70, que revelou nomes como Geraldo Azevedo, Belchior e Ednardo, entre outros, Alceu é autor de clássicos e alia, neste show, temas de sua autoria – Coração Bobo, Táxi Lunar e Papagaio do Futuro – a clássicos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro: Baião, Vem Morena e Canto da Ema, entre outras. Do sertão ao litoral, o show inclui frevos que conquistaram as ruas de São Paulo e Olinda nos desfiles do bloco Bicho Maluco Beleza, comandado por Alceu. Da folia ao pop, os hits de uma das carreiras de maior sucesso na música brasileira: Belle de Jour, Cavalo de Pau, Pelas Ruas que Andei, Como Dois Animais, Tropicana, o hino Anunciação. Alceu Valença canta ao lado de Leo Lira (guitarra), Tovinho (teclados), André Julião (sanfona), Nando Barreto (baixo), Cassio Cunha (bateria).

Oswaldo Montenegro:

Outro grande mestre da MPB, neste espetáculo o cantor-compositor canta seus grandes sucessos. Estão no roteiro Lua e Flor, Bandolins, A Lista, Estrelas, Estrada Nova e tantas outras canções que marcaram a carreira desse artista que, com personalidade única, escreveu seu nome na história da arte brasileira, ao lado das novas canções, como Lembrei de nós, entre outras. O show conta com um time de virtuoses no palco, como é constante em seus trabalhos: Madalena Salles na flauta e teclado, Sergio Chiavazzoli nos violões, guitarras e bandolim e Alexandre Meu Rei no baixo e nas guitarras. Músicos que acrescentam intimidade e emoção a esse projeto, em que o menestrel conta histórias sem pretender conclusões sobre elas, preferindo, isso sim, perguntas.

Mari Kerber (Rio Grande do Sul):

Pianista, compositora e cantora, Mari Kerber é graduada em Música Popular pela UFRGS, onde obteve título de láurea acadêmica. Em 2019, lançou o álbum de blues So Many Stories to Tell em parceria com o cantor e harmonicista Ale Ravanello; um ano mais tarde, estreou Em Movimento, disco que contou com diversos convidados especiais – entre eles Rafael Lopes, Ariane Wink e a Orquestra Unisinos Anchieta. Foi solista do Concerto Zaffari de Blues e Jazz, participou da 4a edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz, solista junto à Orquestra Unisinos Anchieta no 9º Festival Internacional SESC de Música de Pelotas, Mississipi Delta Blues (Caxias do Sul) e com a OSPA em concerto dedicado ao jazz.  Recentemente, esteve em diversos países da Europa e Oriente Médio tocando a bordo de um dos maiores cruzeiros do mundo (Virtuosa/MSC). Ao seu lado neste show, Júlia Pezzi (contrabaixo) e Rhuan de Moura (bateria).

Rita Zart (Rio Grande do Sul):

Com influências que vão do cinema, música brasileira experimental, além de jazz, soul, tropicália, bossanova até a vanguarda paulistana, Rita traz ao palco do Paralelo Festival as composições de seu EP O Que Range, e algumas músicas inéditas compostas que serão lançadas em breve. A artista é acompanhada por Bruno Vargas (contrabaixo), Gabriela Lery (guitarra e voz) e Viridiana (electronics). 

A FIGA (Rio Grande do Sul):

Formada em 2016, tem como referência o reggae, mas percorre diversas vertentes da música brasileira. Além disso, adiciona elementos de ritmos africanos como, por exemplo, o afrobeat e o ijexá. Nas letras, A Figa coloca um conteúdo lírico que reflete o que vive e expõe o que sente, de forma que ficam nítidas as misturas culturais, o engajamento social e político. Fazendo da arte e da cultura os meios de expressão da empatia, fé, esperança e do amor. A banda tem três singles lançados: Brasileira, Semente e Menina Flor Mulher. Atualmente encontra-se em pré-produção do seu primeiro EP, que será lançado no primeiro semestre de 2023.

A ONDULAR:

A Ondular é formada por Anaí Corrêa (vocais), Gabriel Tassinari (baixo), João de Brito (bateria), Bruno Machado e Pedro de Brito (guitarras) e Bruno Duluoz (teclados e sintetizadores) e canta as diferentes texturas e sentimentos do cotidiano, a essência das dores e interioridades da nossa geração, traduzida em uma sonoridade moderna com elementos de indie rock e pop.

SERVIÇO:

Paralelo Festival 2022;

Dias 19 e 20 de novembro;

Lago São Bernardo;

São Francisco de Paula/RS;

Entrada Franca.

Dia 19 de novembro, sábado, a partir das 18h;

A Figa;

Mari Kerber Trio;

Alceu Valença;

Dia 20 de novembro, domingo, a partir das 17h;

A Ondular;

Rita Zart;

Oswaldo Montenegro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...
error: Conteúdo protegido