Tiago Manique
GRAMADO – A solidariedade também ilumina a 40ª edição do Natal Luz. Desde segunda-feira (20), moradores de Gramado podem trocar alimentos não perecíveis por ingressos para o espetáculo Nativitaten, uma das principais atrações. A ação, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama, em parceria com a Gramadotur, e Secretaria de Assistência Social, tem mobilizado a comunidade e já arrecadou uma expressiva quantidade de mantimentos.
De acordo com a diretora do Gabinete da Primeira-Dama, Suzana Strassburger, a adesão da população tem sido muito positiva. “Estamos muito felizes com o engajamento da comunidade. É uma ação que movimenta o Natal, o comércio e, principalmente, o coração das pessoas em prol de ajudar quem mais precisa”, destacou.

As trocas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no Gabinete da Primeira-Dama, localizado na rua São Pedro, nº 85, ou na Secretaria de Assistência Social, na rua Piratini. O benefício é exclusivo para moradores de Gramado, mediante apresentação de comprovante de residência e CPF. Cada pessoa pode adquirir até quatro ingressos. Outro ponto importante, alertou Suzana, quem for efetuar a troca deve comunicar a data que pretende ir no espetáculo que será fixado no ingresso.
A cada tipo de alimento corresponde um ingresso. Entre os itens aceitos estão 2 kg de arroz, 2 kg de feijão, 2 litros de óleo, 2 pacotes de café (500 g cada) ou combinações como 4 pacotes de massa, 4 extratos de tomate e 2 latas de sardinha. A validade das trocas vai até 10 de janeiro, conforme cronograma determinado pela Gramadotur.
Neste primeiro lote, os ingressos são válidos para o espetáculo Nativitaten, realizado nas datas de 30 de outubro, 1º e 9 de novembro, com novas sessões programadas até janeiro. As vagas são limitadas e algumas datas já estão esgotadas.
Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições sociais do município, como o Vale a Pena Viver, Crer, Santíssima Trindade e Cáritas, entre outras que atendem famílias em situação de vulnerabilidade. A distribuição será feita após a contabilização das doações.
Suzana faz ainda um apelo importante: “Pedimos que as pessoas observem as datas de validade. Os alimentos precisam estar em bom estado, como se fossem para a sua própria casa. É um gesto simples que faz toda a diferença”.
A entrevista completa pode ser conferida no Facebook do Jornal Integração na aba vídeos ou clicando neste linkhttps://www.facebook.com/jornalintegracaohortensias/videos/795777373309819
CRONOGRAMA DE DOAÇÕES
– 20/10 a 08/11: 2kg de arroz ou 4 pacotes de lentilha ou 2kg de feijão ou 4 pacotes de massa.
– 09/11 a 30/11: 2kg de açúcar ou 2 litros de leite ou 4 Polentinas ou 2kg de farinha de trigo.
– 01/12 a 20/12: 2 pacotes de café ou 2 litros de óleo.
– 21/12 a 11/01: 4 pacotes de massa ou 1 kit (4 extratos de tomate + 2 sardinhas) ou 2 caixas de leite.
*Os ingressos só serão entregues mediante a doação dos alimentos correspondentes ao período pré-estabelecido.













