GRAMADO – Foram selecionados os oito projetos contemplados no edital de financiamento Retomada Cultural, promovido pela Secretaria da Cultura em parceria como Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), com recursos oriundos de emendas impositivas destinadas pela Câmara de Vereadores em 2021 ao Fundo Municipal de Cultura.
Uma comissão formada por membros do CMPC e por servidores efetivos da Secretaria da Cultura foi a responsável pela avaliação dos projetos inscritos em oito segmentos: artes cênicas, artes visuais/audiovisual, artesanato, dança, literatura, manifestações populares, música e patrimônio. Cada um dos projetos contemplados receberá R$ 8 mil para seu desenvolvimento.
O edital previa seleção do melhor projeto em cada segmento artístico, entretanto, com quatro áreas não obtiveram inscrições, os projetos melhores pontuados no geral acabaram sendo contemplados. “Recebemos projetos sensacionais e é uma lástima não termos podido contemplar a todos. Mas certamente outros editais virão e teremos muita coisa boa a ser entregue à comunidade gramadense”, avalia o secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato.
Os recursos utilizados no edital vieram de emendas impositivas dos vereadores Professor Daniel, Rosi Ecker Schmitt, Renan Sartori e da ex-vereadora Manu da Costa.
Confira os projetos selecionados:
Artes Visuais/Audiovisual
-Do Retrato à caricatura: construindo para desconstruir – Alessandro Müller
-Jornada Gramado Virtual – Guilherme Heckel
Literatura
-A palavra está viva – Fernando Gomes
– Tardes no atelier dos bonequeiros – Beth Bado
Música
-O fazer musical: Expressão, exploração e (re)construção – Milena Fioravante
-A história cantada – de Sepé a Quintana – Pepeu Gonçalves
Patrimônio
-Reconstrução da memória do universo ferroviário – Wanderley Cavalcantti
-Historiando com bonecos – Daiene Cliquet
Acesse o link do edital: https://bit.ly/3dbqHOq