GRAMADO – Legalidade, filme de Zeca Brito, será exibido em sessão especial durante o Festival de Cinema de Gramado. A obra foi premiada recentemente durante o 42ª Festival Guarnicê de Cinema (São Luís/MA), vencendo nas categorias de Melhor Direção (Zeca Brito), Direção de Arte (Adriana Borba), Fotografia (Bruno Polidoro) e Melhor Ator (Leonardo Machado – in memoriam).
No longa, Leonardo Machado interpreta uma das mais emblemáticas figuras políticas que o Brasil já teve, Leonel Brizola, que liderou a Campanha da Legalidade, em 1961. No filme, em meio ao golpe iminente, uma misteriosa jornalista vivida por Cléo Pires pode mudar os rumos do país. O elenco ainda conta com as presenças de Letícia Sabatella, Fernando Alves Pinto, José Henrique Ligabue, Fábio Rangel e Sapiran Brito.
A exibição também é uma homenagem ao ator Leo Machado, que morreu em setembro de 2018, aos 42 anos e foi o apresentador oficial do Festival por oito edições, desde 2010. Também recebeu o Kikito de Melhor Ator pela interpretação do personagem Boni no filme Em teu nome, de Paulo Nascimento, em 2009. A sessão acontece fora de competição, no Palácio dos Festivais, dia 18 de agosto, à noite. O filme estreia em circuito comercial em 12 de setembro.