GRAMADO – Ontem à tarde, na rua Pedro Benetti (ao lado da Igreja Matriz São Pedro), teve início o 11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Neste ano o país convidado para o evento é o Chile e o embaixador do Chile no Brasil participou da abertura. “Estamos muito felizes em trazer um pouco da gastronomia do Chile para Gramado. A presença do embaixador muito nos honra e expressa a importância que o Chile atribui ao convite. Hoje iniciamos mais esta edição com a certeza de que será um sucesso”, avalia o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo. A banda gramadense Bells Rock abriu a agenda dos shows no início da noite, seguida pela banda andina Sikuris, que apresentou músicas chilenas e latino-americanas.
Cozinha Experimental – Além dos aguardados jantares harmonizados, oito chefs chilenos ministram oficinas gratuitas na Cozinha Experimental, que este ano fica na Praça Major Nicoletti. É uma oportunidade para cozinheiros profissionais ou amadores aprimorarem o conhecimento e conhecerem um pouco mais sobre a cultura e os sabores do Chile.
Nos dias 7, 8, 11, 12 e 13 de setembro, acontecem oito oficinas. Amanhã, o chef Federico Ziegler, do restaurante Polvo Bar de Viños, vai falar sobre o processo de elaboração do produtor na cozinha. Domingo é a vez dos chefs Antônio Moreno, do restaurante Puerto Claro, e Rodrigo Acuña, do restaurante Milla Milla – Vik. Moreno aborda o tema cozinha de vanguarda elaborada a partir de produtos de Gramado, já Acuña ensina uma receita tradicional da culinária, as famosas empanadas chilenas.
Os amantes da confeitaria terão a chance de descobrir os segredos do chocolate liofilizado com o chef chocolatier Jorge Quichel, da Inacap (Universidad Tecnológica de Chile – Instituto Profesional | Centro de FormaciónTecnica) que ministra a aula conjuntamente com o chef Giuliano Olmos, do Domus Mare Hotel na quarta-feira, 11. Ambos ministram também, no mesmo dia, a oficina sobre os sabores de Viñadel Mar: Cozinha da 5ª costa.
Já na quinta-feira é o dia de descobrir os mistérios de mar e terra, com o chef Marcelo Mora, da Inacap. Para encerrar as oficinas chilenas, a sexta é reservada para falar sobre o uso de algas e moluscos na gastronomia, com o chef Nicolás Navarro, do restaurante La Caleta, e também sobre o milho e as receitas que carregam história, com o chef Cesar Torres, da Pastelaria Mur e da Inacap. Cada oficina oferece 40 vagas e as inscrições são feitas na hora, por ordem de chegada. Ao todo, são mais de 60 oficinas.
RESTAURANTES
O festival tem mais de 20 restaurantes confirmados: Belle Vitrine, Bistrot Pastasciutta, Boreal, Cantina Pastasciutta, Casa Aveiro, Casa da Madre Gourmet, Casa Di Pietro, Colosseo, Confeitaria Zuckerhaus, Divino, Esperienza Bistrot, Filó Gourmet, Il Piacere, Josephina, Malbec, Nonno Mio, Nonno Mio Fast Gourmet, Rasen Platz, San Tao, Vittobella e White Fly. As opções salgadas têm preço único de R$ 30 e as doces de R$ 20.
Para os apreciadores de cervejas, as cervejarias Ambarina, Edelbrau, Farol, Grambier, Rasen, Traum e White Fly já têm espaços garantidos. Os vinhos ficarão por conta das vinícolas Boscato, Cris, Dunamis, La Charbonnade e Roberta Porto a Porto.













