SÃO FRANCISCO DE PAULA – Os autores Paulo Moraes Trentin e Carlos Möller, de Novo Hamburgo, venceram o Ronco do Bugio 2019, neste sábado, em São Francisco de Paula, com a música "Canto Galponeiro". O evento lotou o CTG Rodeio Serrano e destacou também músicas de Porto Alegre e Lages (SC) como segundo e terceiro lugares.
As 12 músicas inéditas apresentadas no palco do Festival serão editadas em CD. Os autores da canção vencedora foram premiados com troféu e R$ 5 mil em dinheiro. No total, R$ 10 mil foram distribuídos em premiação.Ao todo, foram 104 músicas inscritas para esta edição.
“A disputa foi muito forte e os vencedores ganharam por décimos. O nível dos bugios estava muito bom, com altíssima qualidade musical e de composição”, disse o jurado, Eduardo Gomes. Além dele, integraram o júri Rodrigo Lucena, músico e professor de gaita, e Israel da Sóis, músico, professor de gaita e pesquisador do Bugio. A apresentação do evento foi feita pelo escritor e poeta Léo Ribeiro.
O público que lotou a sede social do CTG Rodeio Serrano foi recebido com comida campeira. As confrarias Cozinheiros de São Chico e Arroz Amigo prepararam as iguarias do cardápio. Mais de 600 refeições foram servidas como arroz de carreteiro de charque, arroz om linguiça, quirela de porco, pão e salada verde.
O Festival valoriza a arte, a tradição e o “Bugio”, ritmo genuinamente gaúcho criado a partir da sonoridade do serrano pelo fole da gaita. O Bugio é parte da identidade do povo de São Francisco de Paula e dos Campos de Cima da Serra. As letras das músicas trazem muito a história do povo serrano, a memória e a cultura de forma criativa e musical feita com a gaita, instrumento preferido do gaúcho.
Neste ano, o Ronco do Bugio homenageou Jardel Borba (1993-2018), por sua contribuição à cultura e ao desenvolvimento da música serrana. Músico e compositor natural de São Francisco de Paula, Jardel foi vítima de câncer no ano passado e ainda deixou uma canção para o Ronco de 2019, que venceu na categoria “Música Mais Popular”.
Após a premiação, a noite seguiu com show do Grupo Coração de Potro e baile com o conjunto Batendo na Marca.
OS VENCEDORES DO RONCO:
1º Lugar: Canto Galponeiro (Novo Hamburgo)
Autores: Paulo Moraes Trentin e Carlos Möller
2º Lugar: Sangue Serrano (Porto Alegre)
Autores: Jairo Reis e Lincon Ramos
3º Lugar: Campeando Retoço (Lages-SC)
Autor: Jones Andrei Vieira
Melhor Instrumentista: Lucas Ferreira, por Canto Galponeiro
Melhor Intérprete: Igor Tadielo, por No olhar do bugio.
Música Mais Popular: Num céu mais gaúcho
Autor: Jardel Borba (São Francisco de Paula)












