GRAMADO – O 1º Seminário Regional de Moranguicultura da Serra Gaúcha reuniu cerca de 250 participantes no dia 24 de outubro. O evento foi promovido pela Emater/RS em parceria com a Prefeitura e a Embrapa.
As atividades iniciaram na comunidade Santo Antônio, na Linha Tapera, onde foi apresentado um panorama da cultura do morango no Rio Grande do Sul e temas relacionados às pragas e seus inimigos naturais em morangueiro: identificação e manejo.
Durante a tarde, os participantes seguiram para as ações práticas, na propriedade dos produtores Claudir e Azilse Pedrosa, na linha Campestre do Tigre. Lá, foram abordados o monitoramento prático de pragas, polinização com abelhas sem ferrão, controle físico de pragas, ambiência na produção de morangos e janela de produção com atuais opções de mudas. “Torço para que vocês cada vez mais revigorem o interior dos municípios porque é ali que está a grande riqueza cultural e também a riqueza econômica. Eu vejo o interior como uma tábua de salvação para as gerações, porque nós estamos hoje nos centros urbanos com muitos problemas”, disse o prefeito Fedoca Bertolucci, que participou da abertura do evento.