Organização avalia levar imagem de Caravaggio sobre um caminhão a municípios da região (Foto Neimar De Cesaro, Divulgação)
A 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, não poderá ser vivida de forma habitual, já que qualquer tipo de aglomeração é descartada por órgãos mundiais de saúde, em virtude da Covid-19. Por isso, a equipe diocesana do Santuário de Farroupilha decidiu fazer uma programação de forma online: haverá missas e celebrações em cinco horários ao longo do dia 26 de maio, data votiva de Nossa Senhora de Caravaggio. Neste ano, o lema da festa é um pedido para que Nossa Senhora dê forças diante de problemas tão graves que a pandemia causa ao mundo: "Ó Maria, mãe compassiva, ajudai-nos a cuidar o dom da vida!", é o tema que norteia a 141ª Romaria.
Atualmente, o acesso ao Santuário é proibido para evitar aglomerações. A medida, a princípio, deve ser mantida ao longo de todo o mês maio. A Brigada Militar faz fiscalização permanente no local para cumprimento da determinação.
As transmissões ocorrerão de portas fechadas e sem a presença de público para garantir dois eixos muito importantes: um deles diz respeito à segurança e saúde dos fiéis, incentivando que permaneçam em casa e façam sua caminhada ao Santuário somente quando a pandemia estiver completamente controlada e sem riscos. O outro eixo é a manifestação da “igreja em saída” que o Papa Francisco defende, quando a religião encontra maneiras de estar próxima do seu povo, garantindo reflexão, oração e compaixão em momentos de tanta dor e incerteza.
Para o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, a aglomeração de devotos seria, neste momento, um contra testemunho. “Colocaríamos em risco todo o trabalho até aqui realizado e nos tornaríamos o foco vetor de disseminação da doença. É um tempo diferente. Exige de nós humildade e responsabilidade. Humildade porque estamos diante de um limite para o ser humano; não podemos tudo. Responsabilidade porque precisamos nos proteger e cuidar da vida, evitando a propagação do novo coronavírus. Mas vamos estabelecer uma grande comunhão espiritual em nossa devoção à Nossa Senhora de Caravaggio”, acrescenta.
Esta é a primeira vez que a romaria ocorrerá neste formato, já que mesmo em anos em que a chuva torrencial marcou os dias de comemoração, milhares de fiéis sempre rumaram ao Santuário. Na última edição, no ano passado, 130 mil fiéis participaram em dois dias de programação.
Há quem, inclusive, use o dia 26 de maio para cumprir promessa, agradecer ou pedir por um milagre ao ir até o Santuário de Farroupilha a pé. Pensando nisso, a equipe diocesana comunica que os fiéis estão dispensados da realização deste voto ao promoverem outro ato bastante simbólico e construtivo, a doação de alimentos aos pobres. "A pessoa que tem uma promessa, mas não vai poder cumprir este ano, está dispensada ao fazer a entrega de alimentos para entidades que promovem arrecadações e destinam aos pobres. É a caminhada solidária em que a pessoa destina alimentos em nome de sua fé em Nossa Senhora de Caravaggio para pessoas que precisam muito neste momento", explica o reitor.
A equipe do Santuário também busca parceiros para executar uma iniciativa que promete emocionar comunidades da Serra Gaúcha. Além das missas virtuais, a ideia é que a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, atualmente fixada no Santuário, circule exposta em um caminhão por cidades da Serra Gaúcha, em data previamente acordada. Já uma campanha nas redes sociais do Santuário deverá movimentar os devotos para que compartilhem fotos de edições anteriores, momentos deste dia 26 de maio ou qualquer manifestação de fé. Para isso, os internautas devem usar a hashtag #caravaggio2020.
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA DO DIA 26
Missas: 8h, 10h30 e 17h
Récita do terço: 14h
Oração Mariana: 15h
A transmissão será feita por emissoras de rádio e sites da região, e pelo Facebook, YouTube e Instagram do Santuário de Caravaggio.