GRAMADO – A bola vai voltar a rolar pela elite do futebol gramadense com o início do Campeonato 1ª Divisão, programado para iniciar domingo (1º). Entram em campo quatro equipes. No Campo da Baixada, às 13h30 jogam 14 Bolachopp x 11 Canarinhos e na sequência De Melo x Restaurante do Tita e nos mesmos horários respectivamente, porém, na Vila Olímpica, jogam Ipiranga B X Independente e São Luiz x Ipiranga A.
As equipes jogarão todas entre si, em turno único e para a segunda fase, classificam as seis melhores colocadas, sendo que do terceiro ao sexto colocado disputarão uma pré-semifinal em jogo único e os dois primeiros colocados da primeira fase, já estarão com vaga garantida na semifinal, aguardando os vencedores dos confrontos eliminatórios.
As semifinais serão disputas de jogos de ida e volta, sendo os primeiros confrontos marcados para os dias 10 e o 17 de maio. A decisão do título também será em dois jogos, sendo dias 24 e 31 do mesmo mês.
Como foi em 2019
Ano passado, uma polêmica envolvendo a decisão do título definiu o 14 Bolachopp como o campeão. No primeiro duelo, a equipe venceu o Independente por 5 a 1 no dia 7 de julho e a partida de volta estava programada para acontecer domingo (14), porém o Independente solicitou o adiamento do confronto, devido a tradicional Festa do Caminhoneiro, importante fonte de recursos para os projetos do clube. O 14 Bolachopp não aceitou para outra data, pela indisponibilidade de vários atletas terem já programado outros compromissos.
No dia 12, integrantes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) se reuniram com representantes dos clubes e as partes “em comum acordo”, definiram que o resultado do primeiro jogo de 5 a 1, prevaleça declarando o 14 Bolachopp campeão, conforme redação da ata de reunião naquela data.