Tiago Manique
GRAMADO – Durante dois dias o município recebeu cerca de 400 atletas que atuaram entre sábado (12) e domingo (13) da 12ª edição do Festival Nacional de Taekwondo (Fenatae), evento considerado uma das referências da modalidade no Brasil que teve entrada gratuita no Perinão.
Demonstrações de chutes em altura, distância, rolamentos e as tradicionais lutas de forma individual e entre equipes que valeu pontos para o ranking gaúcho foram atrações inclusive com combates internacionais com a participação de atletas argentinos e peruanos.
Considerado o ponto alto do evento, a apresentação das equipes de 13 municípios foi realizada no início da tarde de domingo e com as performances coletivas quem levou a pontuação maior e consequentemente o título pela quinta vez foi a Associação Gramadense de Taekwondo (AGT). A segunda colocação ficou com a Academia Liberdade (Porto Alegre) e em terceiro e quarto lugar respectivamente duas equipes de Canela, D’Arte Taekwondo Clube e Academia Sião.
Mestre e faixa preta quarto dan, Gustavo Sartori Scheneider organizador do evento e integrante da AGT, celebrou a conquista e explicou em um dos momentos da apresentação onde a equipe passou uma, mensagem e de inclusão com atletas se apresentado com muletas e cadeira de roda, uma alusão de que todas as pessoas, podem praticar o taekwondo.
“Sempre tentamos passar uma mensagem ao público mostrando nossa arte e falando que não trata-se apenas de dar chutes e socos, o taekwondo é também uma filosofia de vida, qualquer pessoa pode aprender e praticar. Costumam me perguntar se eu já usei a luta na rua em alguma situação, aí respondo que utilizo diariamente ao dar um bom dia, ajudar alguém, respeitando pais e professores e manter equilíbrio emocional e minhas atitudes. Tudo isso é ensinado nas aulas e transmitido aos alunos para que o taekwondo passe de apenas aprender técnicas de defesa pessoal para técnicas e lições de vida”, explicou.
Gustavo celebrou a competição também que além da parte competitiva, serviu também como uma forma de troca de conhecimento e de integração entre atletas, equipes e treinadores.
“Os participantes adoram o evento devido a esta integração entre professores, mestres e atletas de todo o estado, país e exterior. No taekwondo é ensinado respeito, disciplina e valores atualmente esquecidos pela sociedade moderna e estes valores puderam muito bem ser notados durante o evento na postura dos atletas, professores e também no público, foi um verdadeiro show para todos este festival de artes marciais”, finalizou.