Tiago Manique
REGIÃO – Os torcedores que foram até o Perinão na noite de sábado (9) que tinham algum problema cardíaco e nada aconteceu, passaram no teste e podem cancelar a ida em algum cardiologista.
Decidindo uma vaga na final do Estadual Sub-15, a Associação Toque de Letra de Futsal (ATLF) recebeu o Cruzeiro de São Gabriel e após estar vencendo por 2 a 0, cedeu o empate nos últimos três minutos, o placar de igualdade se repetiu na prorrogação, sendo definido nos pênaltis e vitória por 3 a 2 da equipe de Gramado que garantiu vaga na final da competição.
Os primeiros minutos do jogo foi de maior posse de bola e consequentemente iniciativa por parte da equipe da Terra dos Marechais. Aos 18'29, Nycolas deu um susto na meta da ATLF e faltando pouco mais de 15 minutos outra oportunidade foi desperdiçada. Para os donos da casa, após a metade do primeiro tempo os espaços começaram a abrir. Rian quase abriu o placar e obrigou o goleiro Enzo a defender.
A chave mudou e a pressão aumentou. Com o apoio da torcida, Rian roubou a bola driblou o marcador e na diagonal bateu e mais uma vez e o bom arqueiro do Cruzeiro salvou. A bola na rede estava amadurecendo e faltando cinco minutos, Gabriel recebeu de frente para área adversária, ajeitou e de perna esquerda bateu firme, abrindo o placar para a ATLF. O gol deu tranquilidade e a equipe do técnico Léo Frazão voltou a se fechar aguardando o adversário e controlou até o final da primeira etapa.
Euforia, tensão e a glória
A arquibancada pulsou novamente, desta vez no início do segundo tempo. Antes do primeiro minuto, Dhiônata escapou sozinho, driblou Enzo e concluiu fazendo 2 a 0. Como estratégia de jogo a ATLF, recuou esperando o Cruzeiro que necessitava buscar o prejuízo no placar e tentava pressionar, mas sem conseguir obter chances claras de marcar.
Com a partida controlada e aproveitando os contra ataques, a ATLF desperdiçou chances de carimbar a vaga na decisão sem precisar passar por fortes emoções. Faltando 12 minutos, Dhionatã livre com o goleiro no chão, poderia ter colocado por cobertura, chutou rasteiro e Enzo salvou.
Os últimos cinco minutos, foram da tranquilidade para a tensão. A ATLF teve a chance de decretar a vitória faltando cinco minutos para encerrar, Gabriel deu passe açucarado para Nícolas que colocou por cima.
Os poucos minutos de apagão da ATLF custou caro. Faltando menos de três, Vinícius recebeu na entrada da área e desviou para o fundo da rede e um minuto depois Nicolas Vila Nova empatou deixando tudo igual: 2 a 2.
Com a prorrogação, cansaço e a tensão do momento, deixou os últimos 10 minutos mais cadenciado, com o Cruzeiro procurando jogar mais na quadra da ATLF que fechada, tentava buscar a vitória no contra ataque. O marcador de igualdade se repetiu e na decisão dos pênaltis, a glória inédita para o futsal da região.
O goleiro Eduardo defendeu a primeira cobrança e as três da ATLF foram certeiras na rede e com este aproveitamento nas penalidades, euforia dentro e fora de quadra. A ATLF garantiu a vaga na final do Estadual de Futsal Sub-15 e aguarda o adversário entre Palmeiras (Alegrete) e União Independente (Santa Maria) que fizeram o primeiro jogo da semifinal no sábado (9) com vitória da equipe do União por 7 a 2.
As datas das finais ainda não foram divulgadas de forma oficial pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS). Caso a equipe santamariense confirme a vaga, o título será definido, em Santa Maria e para o jogo final ser em Gramado o Palmeiras precisa ser o finalista.