GRAMADO – É habitual quando criança e adolescente tem aquele sonho de se tornar um atleta de futebol. Mas tem também quem gostaria de conhecer o estádio do seu time de coração e acompanhar uma partida.
Este sonho foi alcançado por 39 crianças coloradas, sendo 34 da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vicente Casagrande e cinco participantes do projeto de contraturno da instituição. No sábado (1º), eles entraram em uma viagem até Porto Alegre, mas para eles foi gigante.
Os estudantes foram acompanhar Internacional e Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro. Além da partida que encerrou sem gols, conheceram as dependências do estádio Beira Rio. As crianças foram acompanhadas pelo diretor da escola Francisco Santos da Silva e da professora Carla Guarnieri Feijó. A ação teve o apoio do Consulado do Internacional de Gramado que propiciou suporte e logística.
Ao entrarem no estádio,as crianças foram envolvidas por uma atmosfera de magia e paixão pelo futebol. Os olhos brilhavam ao caminhar pelo gramado onde seus ídolos tantas vezes escreveram histórias memoráveis. Ouvir os aplausos da torcida e sentir a energia das arquibancadas certamente fez com que cada um deles se sentisse parte integrante do universo vermelho e branco do Clube do Povo.
“Foi uma oportunidade única e que permitiu aos alunos uma experiência dentro do que entendemos ser extremamente importante na educação que é a convivência, integração, organização e ampliação da visão de mundo. Nossa escola têm outros projetos para esse ano que contemplam essa mesma visão. Esporte e educação precisam sempre andar juntos”, disse o diretor.
Carla citou que poder propiciar esta experiência para os alunos foi algo gratificante e que facilita estes trablahos na escola, estar aliado a alguma atividade esportiva na prática.
“Proporcionar novas experiências para os alunos são muito importantes para o seu desenvolvimento. Como trabalho com esporte, isso torna a nossa viagem um excelente meio para alavancar ainda mais o trabalho junto à eles. A forma como se emocionaram em estar participando de um jogo de futebol no estádio foi extremamente gratificante. Vale ressaltar que souberam se comportar muito bem durante toda a nossa saída”, declarou.
Cônsul do Internacional de Gramado, Guilherme Perobell ressaltou a importância de ações sociais que unem a comunidade em prol de um bem maior. “O apoio de ações sociais relacionadas ao esporte sempre foi um dos pilares do Consulado, principalmente quando envolvem jovens e crianças coloradas. Além de poder contribuir para que eles tenham momentos que irão guardar na memória para sempre com o clube do coração, esse engajamento com as crianças em iniciativas como essa produzem um impacto positivo na comunidade, ajudando a construir um futuro mais inclusivo e equitativo para todos.”, finaliza Guilherme.
Texto: Tiago Manique – [email protected].