Tiago Manique
GRAMADO – Pelas mãos da austríaca Christa Wallig Keeling, 82 anos, nasceu um esporte na região que virou mania. Alguém já ouviu falar do pickleball? Este esporte criado nos Estados Unidos em 1965 chegou, no ano passado, em Gramado e está ganhando adeptos de toda a região. Para conhecer melhor, neste domingo (9), a partir das 9h, ocorrerão partidas de exibição e competição, nas duas quadras localizadas na área externa do ginásio Perinão.
Christa, que mora nos Estados Unidos, veio visitar o filho Aidan Edward Keeling, que reside na cidade, para permanecer por uma temporada. Habituada à prática esportiva e a jogar tênis, se sentiu incomodada por, apesar de todas as atrações turísticas da região, faltar algo.
“Comecei a jogar com uma raquete e a bola na parede, sentia falta de algo para fazer e falei com meu filho, pois ele tinha alguns contatos aqui em Gramado para tentar um espaço para nós praticarmos o pickleball”, contou.
Uma parceria foi realizada. Um espaço na área externa do ginásio Perinão foi doado pela Secretaria de Esporte e Lazer, e Christa financiou com recursos próprios o material para fazer a quadra e fez a doação das raquetes e da bola. O local, inaugurado em fevereiro de 2024, foi nomeado Edward James Keeling Pickleball Center, em homenagem ao marido de Christa. Os adeptos da modalidade se reúnem diariamente, mas nas quartas-feiras, a partir das 9h, quem orienta os alunos de forma gratuita, por meio de projeto social, é a professora de educação física Célia Steffens.
“Fico disponível para atender as pessoas que querem conhecer esse novo esporte, além dos adeptos que já estão aqui praticando. Em outros dias da semana também tem jogos, aí os praticantes possuem um grupo de WhatsApp onde se organizam e combinam para jogar”, disse.
Praticante
Um dos atletas de pickleball na região é Felipe Oliveira. Ele destacou a facilidade de aprender a modalidade e a importância para a inclusão social, pois tudo é gratuito.
“Esporte fácil de aprender e em crescimento. Elementos semelhantes ao tênis, pingue-pongue e padel. Já teve competição no ano passado e o Rio Grande do Sul foi campeão. Já temos atletas participando de campeonatos. Temos alguns jogadores confirmados que virão para Gramado neste evento de exibição e competição que teremos, então a expectativa é a melhor possível”, contou.
O que é o pickleball
O pickleball é um esporte dinâmico que combina elementos do tênis, badminton e pingue-pongue, sendo jogado em uma quadra menor, com raquetes maiores e uma bola leve. Pode ser jogado de forma individual ou em dupla. Sua popularidade crescente se deve à sua simplicidade, acessibilidade e diversão, sendo adequado para jogadores de todas as idades e habilidades. Com sua ênfase na socialização e nos desafios estratégicos, o pickleball atrai entusiastas ao redor do mundo, tornando-se uma opção emocionante e inclusiva para quem busca atividades físicas recreativas.
A quadra é semelhante, mas menor que a do tênis, medindo cerca de 13,41 m x 6,10 m.
Pontuação
Um jogo geralmente é jogado até 11 pontos, vencendo por uma diferença de pelo menos 2 pontos. Em torneios, podem ser jogados melhores de 3 sets, com cada set indo até 11 pontos.