Tiago Manique
REGIÃO – Uma maratona de jogos no final de semana reuniu 14 equipes que participaram de Amistosos Solidários com o objetivo de arrecadar donativos para as famílias vítimas da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul. O primeiro foi realizado sábado (18), no Perinão onde quatro jogos ocorreram envolvendo as equipes do Amigos, São José, As Guria, River Feminino, JA Futsal, Unidos do Copo, Kikis e Panelão.
No dia seguinte, foi a vez de Canela sediar partidas durante a tarde de domingo (19) no ginásio da Ingool. Entraram em quadra a gurizada do Educa Esportes, Olé Futsal; os veteranos com Amigos do Laje e São Cristóvão, JA Futsal e Guará Futsal. Além dos torcedores que foram conferir as partidas, as equipes se engajaram também levando doações.
Os dois eventos juntos, arrecadaram 750 quilos de alimentos, 1.200 garrafas de água mineral, 50 quilos de ração, além de produtos de limpeza e higiene pessoal, colchões
roupas, cobertores, calçados e 200 kit’s de higiene pessoal montados e doados pelas equipes.
O professor Marcondes Cansanção organizou estas ações, iniciando os contatos e buscas para agendar com as equipes e destacou o empenho de todos em participar. “Entrei em contato com as equipes de Canela e Gramado e muitos eu conheço os dirigentes ou jogadores e de algum modo e ficou fácil fazer. Organizamos as agendas e conseguimos acertar as datas todos eles se disponibilizaram”, disse.

Inspiração veio da filha
Cansanção celebrou a adesão dos torcedores e das equipes em colaborar com as doações e destacou para a população naquilo que puder, sigam dando mantimentos para quem mais precisa neste momento. “A principal vitória é poder ajudar quem necessita. Pessoal se engajou nesta campanha. E fazer esta campanha foi uma razão especial em ver que minha filha tinha tudo, teto, comidas enquanto outras crianças não tinham mais nada. Então peço que sigam ajudando naquilo que puderem, pois esta situação vai durar por muito tempo até que tudo se normalize”, disse.
Uma das personagens destas ações, que fez com que Cansanção se motivasse foi a sua filha Dandara. A garotinha ajudou o pai na separação dos mantimentos, como foi flagrado pela reportagem do Jornal Integração. Econômica nas palavras a garotinha de apenas 10 anos falou deste momento vivenciado por muitas pessoas e dela poder auxiliar. “Triste em ver tudo isso, mas feliz em poder ajudar”, finalizou.