Tiago Manique
CANELA – São três anos de um dos cargos mais honrosos para um torcedor, porém ao mesmo tempo de extrema responsabilidade, pois é necessário administrar milhares de paixões na cor vermelho e branco. Esta responsabilidade está nas mãos e porque não citar, no coração de Cláudio Casagrande, cônsul do Internacional, em Canela.
Claudinho, como é conhecido, esteve semana passada no estúdio da Rádio Integração Digital, participando do programa Redação Esportes e fez uma projeção para este ano e como já é corriqueiro nas atividades do Consulado do Inter no município, as ações sociais seguem sendo priorizadas.
“Sempre procuramos arrecadação de alimentos e roupas e não tem uma data programada as ações sociais ocorrem sempre, conforme a demanda, estamos sempre auxiliando e realizando parcerias com entidades como a Associação Leodoro de Azevedo no Natal Solidário, então estamos sempre mobilizados para auxiliar as pessoas”, comentou.
Umas das atividades realizadas é levar torcedores que nunca foram assistir a jogos do Internacional no Beira Rio de forma gratuita, incluindo transporte e ingressos. “É uma ação social para quem nunca pôde ir, disponibilizamos ingressos e transporte, nos procurem que realizaremos este sonho vermelho, nossa casa está linda e temos estádio próprio e isto é importante (risos)”, disse.
Claudinho revelou que consta no estatuto do Internacional a orientação para que os Consulados realizem ações sociais e com um destaque de beneficiar não somente colorados e sim toda comunidade onde atua.
“Uma das orientações voltadas à comunidade está no estatuto do clube é passado para os Consulados, nunca visando o colorado ou pessoa específica, agente faz voltada para quem estiver necessitando, independente para qual time torce, não somos obrigados, mas orientados sem visão clubista”, mencionou.
Mobilização da torcida
Além dos relevantes atos sociais, que engaja um bom número de pessoas, seguindo neste ritmo, Claudinho quer manter a mobilização dos colorados e elogiou os membros da diretoria do Consulado e diante disso, ressaltou a importância dos torcedores em se associar e ter participação ativa na rotina do clube.
“Falar para o torcedor que participem e se associem, nos procurem e nos acompanhem nas redes sociais que orientamos como se associar ou no site do Internacional, temos planos com preços acessíveis e a expectativa é boa para este ano, já que estamos com Libertadores e para ir aos jogos, somente sócios conseguem assistir, então esta é também uma grande oportunidade”, citou.
O Consulado conta com sede própria. Localizada na rua Antônio Zini, Vila Boeira, o local é aberto em dias de jogos para reunir não somente sócios, mas todas aqueles colorados que queiram se engajar na torcida pelo Inter e nos propósitos da entidade. “Estaremos abertos a nossa sede para receber todos os colorados, a entrada é gratuita, paga somente o que for consumido, podem nos visitar o ambiente é de amigos e famílias”, disse.
Rivalidade e o Inter
Claudinho falou da boa relação com Mauricio Rodrigues, cônsul do Grêmio em Canela inclusive lembrou que em 2019, ambos realizaram uma ação social juntos com o Rotary Clube em prol do Hospital de Caridade de Canela (HCC), onde o prêmio eram camisetas dos dois clubes e fez questão de alertar que Consulado não é torcida organizada.
“Relação é boa, tranquila, já fizemos ações sociais juntos temos bons relacionamentos e em 2020 vamos fazer outras ações, é sempre importante alertar que Consulado não tem relação com torcida organizada, ano passado teve problemas de torcedores e tentaram envolver o Consulado, não temos envolvimento, as pessoas não podem confundir, pois o nosso intuito é outro”, alertou.
Contratações e o início de temporada está deixando Claudinho otimista quanto ao desempenho do Internacional neste ano. Para ele, o novo trabalho de Eduardo Coudet já está refletindo positivamente e deve ser dado continuidade. “Expectativa é ótima, a pré-temporada é curta e jogos de mata-mata decisivos, mas o novo treinador tem conceito de jogo, equipe está bem montada, tem muito a melhorar, a tendência é crescer e evoluir”, finalizou.
Para participar do Consulado e das excursões o endereço pela página no Facebook é Consulado Inter RS e pelo telefone (54) 99170.1859.
A entrevista
A entrevista pode ser conferida no Facebook Jornal Integração Hortênsias, na barra vídeos – Redação Esportes ou acessando o site www.leiafacil.com/podcasts clicando no link Redação Esportes 14/02.