Tiago Manique
REGIÃO – Foi um dia especial o sábado (12) para milhares de crianças e adolescentes que celebraram a data do Dia das Crianças com uma variada programação em toda a região. E onde tem estes jovens, não poderia faltar o esporte e clubes da região promoveram torneios internos de integração e entre outras atividades.
Na Serra Grande, em Gramado o Independente e Gramadense, clubes que mantém parceria com as atividades das escolinhas, reuniram cerca de 110 crianças e adolescentes e mais familiares onde todas as categorias se enfrentaram em torneio interno de futebol e futsal.
No total, mais de 350 atletas (masculino e feminino) são atendidas de forma gratuita no clube e um destes é o pequeno Cassiano Schuck, sete anos, morador de Santa Maria do Herval e que esteve acompanhado do pai Jonada no qual mencionou da importância da participação das crianças em alguma atividade esportiva e pontuou os benefícios a seu filho.
“A disciplina melhorou bastante e aqui no clube eles trabalham bastante isso e meu filho também aperfeiçoou o convívio com colegas de aula e também em casa e esta atividade do Dia das Crianças é muito boa, pois eles se divertem, brincam e esquecem um pouco celulares e jogos virtuais”, destacou.
Moradora do bairro Jardim, em Gramado, a jovem Lueny Eduarda de Freitas da Silva, 13 anos, atua nas escolinhas de futsal feminino do Gramadense. Ela que atua como fixo, elogiou a forma que o clube incentiva a modalidade. “Uma amiga convidou-me para vir jogar, minha mãe incentivou muito, cheguei aqui estava um pouca nervosa, mas os professores e as colegas ajudam bastante,gosto muito do clube e do grupo”, citou ela que tem como referência no esporte a jogadora de futebol da Seleção Brasileira, a gaúcha Andressinha.
Em Canela, um dos clubes mais tradicionais da cidade que realiza há 18 anos projeto social, o Leodoro de Azevedo/Escola João Alfredo Corrêa que atende cerca de 70 crianças adolescente realizou na sede da associação de moradores durante toda a tarde a festividade com muito futebol e confraternização com lanches e refrigerantes sendo servido de forma gratuita.
Cerca de 40 crianças e adolescentes, muitas delas acompanhada de familiares e voluntários estiveram participando do evento. Há dois anos integrante do projeto, Werner Porto, 11 anos, após saborear o lanche servido no salão da comunidade, aguardava na beira do campo o momento para jogar.
Ele que atua como goleiro desde a categoria sub-9, elogiou o trabalho que a escolinha realiza o que está rendendo benefícios a ele. “Queria encontrar uma escolinha para jogar que não fosse muito cara [valor elevado das mensalidades] e conheci o projeto e o sargento Famoso [coordenador da escolinha] gosta muito de disciplina e isto eu melhorei bastante e também aprendi muito em jogar ouvindo muito as orientações”, disse.
Nasceu como projeto de atletismo na Escola Ernesto Dornelles e que no decorrer do tempo, passou a ser inserido a prática do futebol e futsal. Sargento Famoso, policial militar aposentado é o idealizador do projeto iniciado em 2001 e celebra o ingresso de voluntários na escolinha e falou que se sente “realizado” em oportunizar a participação dos jovens no projeto e da festividade celebrada.
“Atualmente estamos junto com a escola e associação de moradores, temos o projeto e vejo que o esporte é uma ferramenta de inclusão de trazer as crianças próximo de nós e para participar não interessa habilidade, temos vagas, pois o que queremos aqui é a participação das crianças junto com nós que através do esporte passamos regras. Os pais estão participando, pessoas ajudando é um prazer enorme estar com as crianças, poderia continuar trabalhando, mas estar com elas, não tem dinheiro que pague”, finalizou.