Tiago Manique
esporte@integração
REGIÃO – Ansiedade é um dos obstáculos, mas o maior vai percorrer quase 500 km até Gramado que será o forte Cruzeiro de São Gabriel, adversário da Associação Toque de Letra de Futsal (ATLF) na semifinal do Estadual Sub-15. Este desafio será amanhã (9), às 21h no Perinão onde após o apito final, uma das equipes vai carimbar a vaga na final da competição. Os dois times já se enfrentaram no primeiro jogo desta semi, com empate na “Terra dos Marechais” por 1 a 1 no dia 19 de outubro.
E para este enfrentamento, diante da forte equipe do “Estrelado”, desde o primeiro confronto, o técnico da ATLF Léo Frazão confidenciou que toda preparação está focada desde aquele momento nesta segunda partida. Durante a semana, o comandante técnico, acompanhado do auxiliar e preparador de goleiros, Luis André Reis, o Dé e do atleta Dudu, esteve no programa Redação JI na Rádio Integração Digital e falou como está estes últimos dias de preparação que antecedem a partida.
“É uma semana que está demorando para passar, estamos intensificando os treinamentos, focando exclusivamente no Cruzeiro, verificando do primeiro jogo onde erramos e onde podemos melhorar e procurar potencializar e claro, psicologicamente conversando bastante em conjunto e separado e eles sabem o que tem que fazer que é jogar, temos qualidade, não vamos mudar o jeito de atuar”, explicou.
Léo pontuou que não há favoritismo, que os dois times jogam parecidos ressaltou as qualidades do adversário e não escondeu o sentimento de orgulho do seu grupo de jogadores. “Taticamente os times jogam parecidos, de forma reativa e estamos estudando muito o nosso adversário, da mesma forma eles estão nos observando, não tem favoritismo”, afirmou.
O comandante não escondeu o sentimento de orgulho do grupo de jogadores e mencionou das outras categorias da ATLF e a montagem desta equipe para o Estadual. “Temos escolinhas do sub-7 ao sub-15, trabalhamos primeiramente a base de ensino e com a participação em competições, vamos aprendendo o alto rendimento e este grupo a base vem desde o sub-9, agregamos alguns atletas no início desta ano de competições municipais e regionais que participamos e todos se encaixaram e montamos este grupo junto com a comissão técnica que ajuda bastante e estes meninos quero exaltar o entendimento e dedicação de jogar esta competição, eles me dão muito orgulho”, comentou.
Orientação e pênaltis
Um dos responsáveis em auxiliar Léo, o auxiliar e preparador de goleiros Dé, explicou que cada menino tem um entendimento e reação diferente com as cobranças e para isso ele conversa com os atletas e destacou, caso a partida seja definida nos pênaltis os seus pupilos estão preparados.
“Cada menino tem uma reação, agente conversa bastante e todos assimilam bem as cobranças e treinamentos, estamos confiantes e nossos goleiros estão preparados, sempre trabalhamos tiro livre, pênalti, posicionamento e o goleiro tem que procurar ocupar espaço movimentação de braços fazendo algumas correções, mas se ocorrer as penalidades estão preparados e fortalecidos mentalmente”, avisou.
Mostrando maturidade e personalidade, um dos atletas da ATLF, o pivô Dudu mencionou que todos os jogadores estão confiantes e relatou que seja no tempo normal, prorrogação ou pênaltis, a classificação virá pelo trabalho e treinamento de todos e não pela sorte.
“O sentimento é de confiança, estamos aqui para jogar todos estão nos motivando orientando e queremos buscar algo mais, fazer o nosso jogo e ir para cima e este semana intensificando para este jogo que vindo a classificação, seja ela também nos pênaltis será mais pela competência e não sorte e bater com a responsabilidade de fazer”, finalizou.
Serviço do jogo
21h: ATLF x Cruzeiro (Estadual Sub-15)
Ingresso: R$ 10 (Antecipado com integrantes da ATLF ou na hora do jogo)
A partir das 18h uma série de amistosos ocorrerá entre as escolinhas sub-7, sub-9 e sub-11 da ATLF e projeto Gramado Futsal.