CANELA – A cidade recebeu durante a semana passada aproximadamente duas mil pessoas, entre atletas, comissão e organização que disputam e fazem parte da 14ª Copa Tricolor. A abertura aconteceu no domingo (12), no ginásio do Sesi.
A fase classificatória tomou os três primeiros dias da semana com os jogos sendo realizados nos campos do Sesi, Serrano, Celulose e Leodoro Azevedo, com as semifinais sendo realizadas ontem (16). O torneio chegou ao fim na sexta-feira (17) com a realização das finais no futebol masculino nas categorias sub-13, sub-14, sub-15 e sub-16. E no sub-17 feminino com o fim dos jogos por pontos corridos. A única final que não foi realizada sexta, foi no sub-15 feminino, que já tinha sido realizada na quinta (16).
Confira os campeões:
Categorias masculinas
Sub-13 – Campeão Escola do Grêmio Porto Alegre (venceu o Grêmio SJC/JAC)
Sub-14 – Campeão Gramadense (venceu o Grêmio AyresBool)
Sub-15 – Campeão Grêmio Chapecó (venceu a Escola de Futebol Odair/ Grêmio-RS)
Sub-16 – Campeão Grêmio Chapecó (venceu o Grêmio Tramandaí)
Categorias femininas
Sub-15 – Campeão Escola do Grêmio Porto Alegre
Sub-17 – Campeão Escola do Grêmio Porto Alegre
Futebol Feminino na Copa Tricolor
O futebol feminino esteve forte este ano na Copa Tricolor com sete equipes e 84 atletas, essas meninas juntamente aos seus técnicos e técnicas, buscam afirmação no meio de uma categoria que não há a mesma visibilidade. A maior das dificuldades é tentar driblar o preconceito, que é tão predominante.
Em meio à competição, Alex “Leleco” Gonçalves, técnico do Grêmio Esportivo Municipal de Montenegro Feminino, deu entrevista à reportagem do Jornal Integração. Ele contou um pouco do trabalho que ele desenvolve na região metropolitana de Porto Alegre com o futebol feminino e, apesar da falta de recursos e visibilidade, poder chegar até aqui e participar desta competição tão importante.
“Somos a primeira escola de futebol feminino que sai de Montenegro pra disputar uma competição oficial. Estamos começando o nosso trabalho, o clube estava fechado há alguns anos, mas resolvemos reabrir, focando no futebol feminino. Eu reabri o clube em junho de 2018, no início tínhamos bem poucas crianças. O feminino começou de fato em 2019, essa é a nossa primeira competição, espero que voltemos mais vezes até aqui e vamos focar. Lá em Montenegro fomos convidados e vamos participar (…) estamos correndo atrás a falta de recursos é grande, mas vamos conseguir e se Deus quiser vamos vir melhores estruturados para o ano que vem (…) A competição é boa, vamos lá, vamos participar, nós viemos para brincar e vamos ver se dá pra nós “, frisou Leleco. Conforme Gonçalves, o time de Montenegro é o único não conveniado ao Grêmio que participa desta competição neste ano.