REGIÃO – Um evento lúdico criado em 2019 pela produtora gaúcha Blue Show para estimular a imaginação e a interação entre as crianças, o Paradouro Kids, agora também ganha uma versão em livro. A publicação infantil, escrita pela autora Daniela Brusco, com ilustrações de Gabriela Molinaro, destaca a importância de brincar longe das telas, interagindo com outras crianças, e traz uma linguagem simples e de fácil compreensão, com rimas, para incentivar a leitura na fase inicial da alfabetização.
A novidade foi lançada gratuitamente nesta segunda-feira (18), Dia Nacional do Livro Infantil. A obra é em versão digitalno site www.paradourokids.com.br, com recursos de acessibilidade que incluem audiodescrição e Libras (Língua Brasileira de Sinais), além de atividades divertidas, como desenhos para colorir, jogo de memória e caça-palavras. Além da versão disponível para o público, foram distribuídas 850 cópias do livro, em formato impresso, para alunos da segunda série de escolas da rede municipal e estadual das cidades de Gramado, Canela e São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha.
Paradouro Kids – O Livro conta a história de três crianças que foram perdendo a sua cor após passarem muito tempo em frente às telas, sem interagir umas com as outras. Até que seus brinquedos – o Unicórnio, a Bailarina, o Dinossauro e o Astronauta – decidem fazer algo para mudar essa situação, encontrando maneiras de chamar a atenção da garotada. Quando os pequenos voltam a brincar entre si, recuperam a convivência e o colorido da infância.

Indicado principalmente para crianças entre 4 e 8 anos de idade, que possam criar o hábito de leitura a partir dos pais ou na fase inicial de alfabetização, o livro também reforça a importância do contato com a leitura logo nos primeiros anos. “Sabe-se da grande importância da leitura em qualquer fase da vida, pois ela é uma das formas de que dispomos para a interação com o ambiente em que estamos inseridos e para a nossa compreensão do mundo. A literatura desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário”, explica a autora.
Desenvolvida durante a pandemia, a obra foi idealizada pelo empresário e produtor cultural Alexandre Rangel: “Foi uma maneira que encontramos de levar a alegria do projeto para o Brasil inteiro. Agora, as crianças não precisam esperar ter um evento do Paradouro Kids para brincar. Elas podem interagir com o livro sempre, em qualquer momento do dia, seja na escola, em casa ou com os amigos”.
A produção da obra foi viabilizada com financiamento do PRÓ-CULTURA, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei 13.490/2010, com patrocínio de Deutschips e Vitivinícola Jolimont.