REGIÃO – Jovens dos municípios de Gramado, Canela e São Francisco de Paula participaram da 1ª turma do curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural oferecido pela Emater/RS-Ascar. O curso ocorreu no Centro de Formação de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp) e a formatura foi na quarta-feira (13), com 18 formandos.
O jovem Bruno Scariot Mewius representou todos os participantes do curso oferecido pela Emater em sua fala. “O curso nos trouxe a oportunidade de conhecer novas experiências, novas pessoas, de fazer amigos e de descobrir outras possibilidades de trabalho nas nossas vidas. Todas as atividades que fizeram parte deste curso nos enriqueceram de alguma forma. As aulas teóricas, as visitas técnicas, as atividades de casa, todas foram importantes para o nosso crescimento pessoal e profissional”, destacou Bruno.
“Nós temos certeza que conseguimos contribuir na vida de cada jovem participante, de cada família”, destacou a coordenadora do curso, Janete Basso Costa, extensionista da Emater/RS-Ascar. Janete afirma, ainda, que essa atividade não encerrou com a formatura, mas terá continuidade e os jovens poderão contar sempre com o auxílio da instituição.
O coordenador das agroindústrias de Gramado, Eliezer Nascimento, participou do ato de formatura representando o poder executivo municipal. “O objetivo foi alcançado porque estamos incentivando o protagonismo dos jovens para que eles continuem dando sequência às propriedades de suas famílias. A administração pública incentiva e apoia as pessoas que querem crescer no meio rural”, afirmou Eliezer.
“Parabenizo a Emater pela iniciativa e a Sicredi pelo apoio dessa parceria entre entidades representativas, quem acaba ganhando são os agricultores e agricultoras familiares, nesse caso mais especificamente os jovens”, disse a jovem presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela, Ana Carolina Benetti.
Sobre o curso oferecido pela Emater
Com cinco módulos, o curso oferecido e realizado pela Emater iniciou em março e totalizou 120 horas. Como um dos resultados, os participantes elaboraram projetos para desenvolver em suas propriedades, como o turismo rural, fruticultura, pecuária e agroindústria. Todos os projetos foram muito bem fundamentados, com análise de viabilidade econômica e técnica. O curso contou com o apoio da Sicredi.