Tolão destacou positivamente o primeiro ano de turno integral na educação municipal de Canela
Leonardo Santos
redacã[email protected]
CANELA – A abertura oficial do ano letivo na rede municipal de ensino está marcada para hoje (14) a partir das 18h30, em cerimônia no Clube Serrano, sendo que nas escolas de educação infantil as aulas retornaram na segunda-feira (10) e no fundamental inicia segunda (17).
O ensino fundamental nas escolas municipais contabilizou 2692 alunos, divididos em 13 instituições. Já a educação infantil tem um total de 10 educandários, com 2168 crianças. Os números são referentes a 2019, pois os dados ainda estão sendo contabilizados neste ano.
Na semana passada, o secretário Municipal de Educação Gilberto Tegner concedeu entrevista na Rádio Integração Digital, no programa Manhã com Informação e na ocasião, ele falou sobre o retorno das aulas e também sobre a estrutura da rede municipal de ensino. As palestras com objetivo de capacitar os profissionais das escolas também foram mencionadas, destacando que as atividades abrangem todo o quadro funcional das escolas.
“Quando queremos olhar um grupo de trabalho, temos que olhar um todo. Todos são importantes, o professor, diretor, secretário, merendeira, a pessoa que limpa o banheiro. Dentro dessa filosofia, tentamos não esquecer ninguém, ou seja, se todos são importantes, vêm todos para a formação, pois se queremos atender bem nossas crianças, temos que qualificar todos os servidores”, completou.
Sobre as vagas – A Secretaria está com uma nova ferramenta online para inscrições na educação infantil e desde terça-feira (11) pode ser realizada no site www.canela.rs.gov.br e ir no link Inscrições Educação Infantil.
“Antes as pessoas tinham que ir até a Prefeitura de Canela se escrever, nós mudamos o sistema e agora pode ser feito online. Agora o pai recebendo o registro do filho no hospital, já pode pegar seu celular, já inscreve a criança e deixa na fila”, contou o secretário.
“Infelizmente muita gente deixou de ir atrás. Agora recebo muita gente procurando e falando que está faltando vaga, Canela desde 1999 não fica criança fora da sala de aula no ensino fundamental. Tem vagas, mas o pai tem que ir atrás, abriu a vaga vai lá e se inscreve. Quem vai no início já ganha a vaga com transporte, quem chega agora não”, frisou.
Avaliação turno integral – Conforme Tolão, o turno integral tem tirando as crianças das ruas, proporcionando uma qualidade mais elevada de ensino, em virtude disto, avaliou positivamente este primeiro ano deste modelo de ensino, além de destacar o empenho dos professores e o aumento na taxa de alfabetização.
“Eu sou um apaixonado pelo turno integral e acho que ao longo do tempo isto vai colocar Canela em outro patamar. Claro que, em educação os resultados não são pra ontem, então as pessoas que gerenciam que trabalham na área política do município tem que ter a grandeza de enxergar este ponto adiante.
O primeiro ano foi maravilhoso, nós tivemos um índice de alfabetização elevado, nós chegamos a um nível muito satisfatório no final de 2019. Neste ano estamos implantando primeiros e segundos anos, abrimos o edital para ter várias oficinas como teatro, dança, capoeira e estamos negociando para colocar também jiu-jitsu”, anunciou.
Tolão elogiou o empenho de professores, famílias e alunos nas férias, de ir até as escolas cuidar das estufas, pois várias plantas estavam no início da germinação quando no término das aulas, em 2019. “Para não perder tudo isso, por exemplo, na segunda pela manhã uma professora de férias, a Merci estava molhando e limpando a estufa, para quando os alunos voltassem já estivesse em condição de uso, isso é gostar do turno integral, todas as estufas nasceram neste turno”, destacou.
Obras nas escolas – As obras são corriqueiras nas escolas do município, principalmente pela alta demanda de vagas, com os educandários serem ampliados. O secretário destacou uma ampliação na Escola Ernesto Dornelles que irá quase que duplicar o local.
“Temos muitas obras para fazer neste ano, não tem saída. Temos uma empresa contratada para efetuar obras na Ernesto [escola] que está atrasada, uma ampliação quase dobrará o local e para abertura do ano letivo, temos que deixar tudo pronto, sou obrigado a estar com elas limpas e nas fundamentais já estão 50% organizadas”, sublinhou.
Na oportunidade, o secretário também destacou que todas as salas das escolas de educação infantil estão climatizadas e no ensino fundamental o processo está chegando ao fim para a instalação.
“Tem um dado importante que concluímos em dezembro, e para mim isso é maravilhoso. Todas as salas das escolas infantis de Canela estão climatizadas, não é luxo, é conforto, nós estamos comprando o equipamento para climatizar também todas as salas que faltam no ensino fundamental. Em maio talvez já estaremos com isso concluído. Isso é um avanço na estrutura”, destacou Tegner. As férias no meio deste ano serão realizadas a partir de 20 até 31 de julho no ensino fundamental e de 27 a 31 do mesmo mês na educação infantil de Canela. O ano letivo se encerra no dia 17 de dezembro ao alunos de ensino fundamental e educação infantil dia 22. A entrevista pode ser acompanhada no Facebook do Jornal Integração Hortênsias ou no site leiafacil.com.br no link podcasts.