GRAMADO – A Secretaria da Cidadania e Assistência Social, através do CRAS e do CREAS, auxiliou mulheres da comunidade gramadense a estudarem para a prova do Encceja. O exame possibilita que jovens e adultos recebam certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.
A ação aconteceu em parceria com a Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo (AMAE). Mais de 141 mulheres foram beneficiadas e a professora Caren Betina está auxiliando com aulas preparatórias.
A secretária da Cidadania e Assistência Social, Vera Simão, afirma ser gratificante poder auxiliar as mulheres gramadenses. “Sabemos da importância de concluir os estudos e projetos como este abrem portas para as mulheres. Recebi mensagens de gratidão por estarmos oferecendo este auxílio e isso não tem preço”, disse.
Sobre o Exame
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.
Realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação, o Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
São quatro aplicações, editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior, e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).