Instituto Mecatrônica receberá visitantes na quinta (21) e sexta (22) com intensa programação gratuita (Foto Divulgação)
Solucionar questões reais do dia a dia das indústrias foi o desafio lançado aos alunos do Senai. Deste desafio nasceram 13 projetos que são apresentados no Inova Senai, na quinta (21) e sexta (22/11), no Senai Porto Alegre (Avenida Assis Brasil, 8450). Os trabalhos foram desenvolvidos a partir da demanda de indústrias parceiras e teve a participação de estudantes de duas ou mais áreas. A intenção, além de promover a aproximação entre os estudantes e o setor industrial, é desenvolver nos alunos de cursos técnicos a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e pensar de forma empreendedora.
Dentre as 13 ideias, quatro têm origem na Serra Gaúcha. Estudantes de Garibaldi desenvolveram um sistema de alarme de incêndio para pessoas com deficiência auditiva e conforto e saúde para pessoas deficientes auditivas e lactentes; em Guaporé, foi criado sistema automatizado de corte de correntes para joias e bijuterias; em Caxias Sul, alunos projetaram a adaptação da linha de produção Tin-lead à tecnologia Lead-free; e, em Bento Gonçalves, nasceu o MontAR. Os destaques serão conhecidos na sexta-feira, às 16h.
O Inova Senai ocorre paralelamente ao Mundo Senai, que tem como objetivo abrir as portas da instituição para que a comunidade possa conhecer mais sobre educação profissional, inovação e tecnologia industrial. No estado, 14 unidades promovem gratuitamente palestras, minicursos, visitas técnicas e oficinas. Na Serra Gaúcha a programação envolve Bento Gonçalves e Caxias do Sul.
No Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário (Rua Presidente Costa e Silva, 571) as atividades ocorrem das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os visitantes conhecem a unidade e os laboratórios, além de acompanharem minicursos, demonstrações de projetos dos cursos, apresentação de atividades com Legos e oficina de Sensibilização e Inclusão.
Em Caxias do Sul, o evento é realizado no Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica (Travessão Solferino, 501), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Elementos didáticos interativos como jogo da velha contra robô programável, robôs Lego, simulador de solda e Fiat 500 são algumas das atividades. Também há minicursos na área automotiva, ensaio de tração, quiz sobre robótica, apresentação de robô de solda e olimpíadas do conhecimento. A participação é gratuita. Mais informações em www.senairs.org.br.