GRAMADO – Uma reunião com o senador Luis Carlos Heinze (Progressistas), na manhã de ontem, reuniu autoridades e lideranças de Gramado e Caxias do Sul, no auditório da Prefeitura gramadense, para falar sobre o projeto do aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul. O senador explicou que a construção de novos aeroportos em todo Brasil já é debatida desde 2010 e que o projeto para Vila Oliva é um dos poucos que sobreviveu ao tempo e ainda é trabalhado. “Tem recursos federais, são R$ 196 milhões, e tem seis projetos andando no Rio Grande do Sul. Estamos correndo atrás do prazo”, explicou o senador.
“Existe um cronograma e temos pressa pois existe um recurso, mas não temos um projeto definido. A minha pressa é porque precisamos empenhar R$ 1 milhão até novembro, início de dezembro, para não perdermos este valor”, concluiu. Segundo ele, esse montante servirá como um sinal para garantir recursos maiores. “Se não fizermos isso, vamos perder o recurso”, observou.
Um primeiro encontro já ocorreu em Caxias do Sul e contou com a presença do secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), RoneiSaggioroGlanzmann. Na ocasião, segundo o senador, Caxias do Sul teria demonstrado entusiasmo e até mesmo já realizou melhorias em um trecho da estrada da Vila Oliva à divisa com Gramado. “Temos que acertar isso. Coube a Prefeitura de Caxias fazer a estrada que liga Caxias do Sul a Vila Oliva, licenciamento ambiental, desapropriação de terras”, disse Heinze ao explicar que a Prefeitura já realiza os trâmites do licenciamento e das desapropriações. “Agora cabe à Prefeitura de Gramado arrumar o recurso para pavimentar os doze quilômetros do lado de Gramado”, disse o senador.
A ligação entre Gramado e Vila Oliva
O local escolhido para construir o aeroporto em Vila Oliva fica mais próxima do Centro de Gramado que do Centro de Caxias do Sul e o modal na localidade caxiense é de grande interesse ao turismo, diminuindo um translado de mais de 100 km entre Porto Alegre e a Serra Gaúcha para pouco mais de 20 quilômetros.
Hoje, o acesso de Gramado a Vila Oliva se dá por estradas de difícil acesso com um trecho sinuoso próximo ao rio na divisa entre os dois municípios, com tráfego impossível para veículos grandes, como ônibus. “Caxias do Sul tem uma proposta para evitar essa descida (que vai de Vila Oliva para a Ponte do Raposo) que é muito ruim e precisaria de muitas melhorias para poder passar ônibus, tanto para o lado de Caxias como para o lado de Gramado”, explicou o secretário de Planejamento de Caxias do Sul, Fernando Mondadori.
A ideia de Caxias do Sul é passar um novo traçado na parte superior do morro, evitando a Ponte do Raposo e a descida íngreme. O grande problema que causou, inclusive, diferentes pontos de vista entre os dois municípios é o custo da nova ponte sobre o Rio Caí, que será necessária para ligar os trajetos. A obra deverá ter 200 metros de altura e uma extensão de aproximadamente 800 metros. “Em questão de custos não há dúvidas que o custo de uma ponte é maior que fazer a descida, mas a qualidade e o benefício para a rodovia é muito maior se investirmos numa ponte deste padrão”, disse o secretário.
O senador Heinze estimou, junto com a Prefeitura de Caxias do Sul, que o valor da ponte seria em torno de R$ 40 milhões. O valor foi rebatido por Gramado, que acredita que uma ponte deste porte não deva custar menos de R$ 300 milhões. “Através da equipe técnica estamos estudando qual o melhor traçado para Gramado. A proposta de Caxias prevê que passe pela Linha 15 e nós constatamos que poderia ser melhor pela Linha Furna”, explica a secretária de Governança e Desenvolvimento Integrado de Gramado, Simone Bender.
“O que nos preocupa, senador, não são os doze quilômetros de pavimentação ou licenciamento, mas a nossa preocupação é com a execução da ponte. Uma ponte com vão de 200 metros e extensão de 800 metros, nós fizemos um cálculo estimado com o engenheiro Tiago Borges, que é especialista em pontes, que daria cerca de R$ 300 milhões o custo desta obra” explicou a secretária. “Uma alternativa seria buscar parceria público privado através de concessão”, concluiu Simone.
A PARTIR DE AGORA – Com a apresentação da ideia de Caxias do Sul às autoridades de Gramado, os dois municípios deverão se unir para estudar a melhor maneira de juntar esforços para realizar a obra. “Estrada de Gramado, estrada de Caxias e a ponte, está na mão de vocês”, disse o senador Heinze. “A estrada turística (até a Ponte do Raposo) vai continuar, que é importante para Gramado. O resto é operacionalizar o que estamos conversando hoje aqui. Os dois prefeitos rapidamente se entendem com as entidades que representam os empresários de Gramado e Caxias e a coisa vai rolar”, concluiu o senador.