CANELA – “A Semana Farroupilha não pode ser apenas shows e bailes. Tem que ter o fomento da cultura, e isso se faz muito fortemente nas escolas”, entende o coordenador da Semana Farroupilha, Márcio Cavalli. Segundo ele, Canela tem obtido êxito com uma programação diferenciada e de ênfase nas questões culturais envolvendo, especialmente, estudantes, desde a educação infantil ao ensino superior.
Escolas municipais, estaduais e particulares receberam oficinas sobre como encilhar um cavalo a preparar iguarias tradicionais do gaúcho, assim como uma série de palestras a cargo de voluntários. Além disso, os estudantes participaram das sessões do filme “Os Senhores da Guerra” e do teatro “Fábulas do Sul”, no auditório da UCS Hortênsias. Somente nessas atrações, foram envolvidos mais de 1.600 estudantes da educação infantil ao ensino médio.
A programação também teve destaque com os torneios de vaca-parada, do 1º Estudantchê e a 1ª Mostra Cultural, além do 2º Fórum sobre Cultura Gaúcha, realizado na UCS.
Vaca Parada da Olimpec
A Olimpíada Estudantil de Canela mobilizou centenas de estudantes nas disputas da modalidade vaca parada. A atividade aconteceu no Espaço Canela Rural, ao lado do Centro de Feiras. Confira os vencedores de cada categoria:
Piazinho: Miguel Licks Brandão (Ciep)
Piazito: Ruan da Silva (Dante Bertoluci)
Prendinha: Nicole Ferreira dos Reis (Barão do Rio Branco)
Guri: Bruno Soares (Severino Travi)
Guria: Laura Tegner da Luz (Ciep)
Peão: Cailon Machado (NMP)
Prenda: Nicole Tomazelli (Ciep)
Campeão geral: Ciep
DTGs preservam a cultura com afinco e simplicidade
É na Semana Farroupilha que o jovens peões e prendinhas das escolas de educação infantil demonstram o que aprenderam nos ensaios durante o ano. Grande maioria dos jovens tem seu primeiro contato com as danças tradicionais nos pequenos grupos das escolinhas. Muitos destes acabam seguindo nesse caminho artístico e busca espaço nas invernadas do CTG Querência.
Fotos: Fernando Gusen/JIH