GRAMADO – Conforme a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, as políticas públicas na área ambiental precisam da participação da comunidade, a fim de construir soluções e colocá-las em prática.
“A ideia é discutir a questão dos resíduos. Gramado é uma cidade empreendedora que busca soluções inovadores para os temas que aqui são recorrentes. A ideia é buscar, através dessa discussão, pensar instrumentos que de fato façam o planejamento da nossa cidade e, a partir daí, estruturar um planejamento que diz respeito à gestão integrada de Gramado”, relatou.
Para o vice-prefeito Evandro Moschem (MDB), uma cidade como Gramado não pode parar, mas precisa avançar respeitando o meio ambiente.
CARTILHA
A SMMA lançou uma cartilha sobre resíduos sólidos, que deverá ser distribuída nas escolas, e será feito um trabalho de conscientização nas áreas que foram identificadas como pontos de descarte irregular (informações pelo fone 54 3286 0233).
PALESTRAS
A primeira palestra do encontro foi ministrada pela promotora de Justiça de Porto Alegre, Annelise Steigleder, que abordou o planejamento da gestão de resíduos sólidos municipal.
De acordo com a promotora, a partir do momento que se tem a oportunidade de conhecer bem os resíduos que se gera, aqueles que podem ser reciclados e os que não podem, dá para se pensar em um formato mais circular de economia.
“Aqui em Gramado, por ser uma cidade com grande força econômica em função da indústria do turismo, tenho certeza que o resíduo que tem aqui tem muito valor, então, se a cidade investir em uma triagem adequada, em parceria com empresas que possam receber esses insumos para outros processos produtivos e também fomentar a logística reversa, Gramado pode ter uma redução de custos do serviço de coleta de resíduos”, avaliou.
O doutor em Saneamento Ambiental e engenheiro do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da Capital, Geraldo Antônio Reichert, falou sobre a gestão dos resíduos sólidos em Porto Alegre.
“Uso consciente de produtos e embalagens e a responsabilização do produtor. Eu dispenso o resíduo (lixo) nas sacolinhas de supermercado. O problema dos resíduos é igual em qualquer lugar do mundo, em cidade pequena ou grande. Porém, uma vantagem que pode existir em Gramado em relação a Porto Alegre é o aspecto cultural por ter menos pobreza, o que facilita o gerenciamento de resíduos. Em porto Alegre são produzidos dois milhões de quilos de resíduos por dia, comprometendo 4% do orçamento”, declarou.
PRESENÇAS
O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), o vice-prefeito Evandro Moschem (MDB), os vereadores Professor Daniel (PT) e Renan Sartori (MDB), o promotor de Justiça Max Guazzelli e o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Victor Ferrari, prestigiaram o evento.