Samae justifica reajuste como necessário para manter atendimento atual e futuro (Foto Divulgação, Banco de Dados)
A tarifa de água e esgoto, cobrada pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) sofrerá reajuste de 4,76% a partir de março. Os novos valores serão cobrados nas faturas com vencimento em 15 de abril de 2020. O decreto, assinado pelo prefeito Flávio Cassina, foi publicado no Diário Oficial do Município na segunda-feira (2/3).
Com o índice, o preço básico do metro cúbico de água passa a R$5,72. A tarifa de esgotamento sanitário será apurada e cobrada com base no consumo de água de cada economia. O percentual, apurado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais da Universidade de Caxias do Sul, foi baseado no Índice de Preço ao Consumidor, que reflete a evolução dos preços e do custo de vida acumulada no período de janeiro a dezembro de 2019.
No decreto, a Administração argumenta que “a eficiente operação dos sistemas de água existentes e a promoção da ampliação da oferta, para atender demandas atuais e futuras, exigem que as tarifas praticadas remunerem, adequadamente, todos os recursos alocados na prestação dos serviços”. Para o diretor do Samae, Idair Moschen, as tarifas cobradas resultam de um sistema de prestação de serviços, que mobiliza recursos, tecnologias e processos produtivos, administrativos e de comercialização para atender a demanda da sociedade.
O último reajuste havia sido aplicado em 2017, na ordem de 6,45%. Nos dois anos seguintes, o prefeito cassado, Daniel Guerra/Republicanos, congelou os valores.