REGIÃO – O mês de setembro de 2019 apresenta números negativos na geração de empregos em Gramado e Canela quando comparados ao ano anterior. Em Gramado a queda no número de empregos no mês foi de 19,7%, comparado ao mesmo período do ano anterior. Na mesma conta, Canela apresentou queda de 142%. Isso ocorre porque Gramado, em setembro deste ano, fechou o mês com 65 empregos a mais que demissões. Em 2018 foram 85. Já Canela é quem demonstra variação maior. O mês de setembro de 2018 fechou com saldo positivo de 14 empregos. Neste ano o saldo do mês foi -6 (seis demissões a mais que contratações no mês).
Os dados são do Cadastro Geral de Empregos e Desempregos do Ministério do Trabalho. Mesmo com as quedas no mês de setembro, a expectativa é positiva para o ano e também para o último trimestre. Isso porque Gramado e Canela melhoraram seus saldos entre janeiro e setembro deste ano em relação a 2018. Neste ano, Gramado está com saldo negativo de 162. Ano passado o saldo do período estava em -268, o que representa uma melhora de 39,5%. Canela teve uma melhora ainda maior, subindo a variação em 60,8% (saldo do período em 2018 era de -97 e em 2019 está em -38).
EXPECTATIVA PARA ÚLTIMO TRIMESTRE
Outubro é o mês que dá início as contratações para final de ano e “salvam” os índices de Gramado e Canela fazendo as cidades serem diferenciais na microrregião, que costuma fechar o ano com saldo negativo. No último trimestre de 2018 (outubro, novembro e dezembro), Gramado contratou 456 novas pessoas a mais do que demitiu. Os saldos por mês foram de 160 (outubro), 271 (novembro) e 25 (dezembro). Com os números, o saldo de empregos no ano cresceu mais de 1%.
Já Canela, mesmo contratando mais que demitindo no último trimestre, encerrou o ano “zerado” no saldo, contratando e demitindo o mesmo número de pessoas durante 2018.
*Dados do Caged/MTE acessados em 30 de outubro