InícioNotíciasComunidadeOutubro Rosa: o mês que mobiliza o mundo na luta contra o...

Outubro Rosa: o mês que mobiliza o mundo na luta contra o câncer de mama

Tempo de leitura: < 1 minuto

Conscientizar as pessoas sobre a importância dos exames que podem levar ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse é o principal objetivo do Outubro Rosa,campanha mundial de prevenção à doença. O movimento popular surgiu nos Estados Unidos e recebe a na nomenclatura o ‘rosa’, que faz alusão ao laço que simboliza a campanha.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure, de Nova Yorque, distribuiu aos participantes da 1ª Corrida Pela Cura um laço cor-de-rosa. A corrida ocorre anualmente na cidade americana e o laço ganhou o mundo,assim como a campanha. Já em 1997 as também cidades americanas de Yuba e Lodi começaram a fomentar as ações voltadas à prevenção do câncer de mama. Estas ações foram denominadas de Outubro Rosa. Assim como no início,o foco principal das ações é o diagnóstico precoce a fim de combater a doença ainda em seu estágio inicial.

A ideia sempre foi sensibilizar para o assunto. Para isso, as cidades, principalmente os locais públicos, eram enfeitadas com laços cor-de-rosa. Hoje, uma das principais ações é a iluminação de prédios públicos na cor rosa, tornando-se uma identidade visual do movimento identificávelem qualquer lugar do mundo.

No Brasil a primeira iniciativa foi em 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo, recebeu iluminação cor-de-rosa. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama que, com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos, iluminou de rosa o Obelisco do Ibirapuera (nome popular do mausoléu).

São Paulo e Ceará já haviam participado da campanha de prevenção e logo o Rio de Janeiro aderiu e o Cristo Redentor, na capital carioca, também recebeu iluminação cor-de-rosa. No Rio Grande do Sul também ocorreram ações. Há alguns anos a ponte que liga as cidades litorâneas de Tramandaí e Imbé foi pintada de rosa em alusão ao movimento. Estádios como o Beira Rio também entraram na campanha, que cada vez mais sensibiliza diversos setores da sociedade.

 

AÇÕES EM CANELA – Hoje a campanha atinge praticamente todas as cidades do Estado. Em Canela as ações do movimento são organizadas pela Secretaria da Saúde em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim) e a subseção da OAB Gramado-Canela.

Hoje, acontecem ações no bairro Canelinha, com a Tarde de Beleza que começa às 13h30. Na próxima quarta-feira (23),ocorrem ações na escola Santos Dumont, na Linha Chapadão, e o Pedágio Rosa,na rua em frente ao posto de saúde do bairro São Luiz, que foi transferido para a data devido ao mau tempo (aconteceria no dia 16).

O Centro Materno Infantil acolherá a atividade Momento Beleza na quinta-feira (24), mesmo dia em que acontecem atividades como caminhada, corte de cabelo e palestra. Já no dia 25 a chamada Ação do Outubro Rosa levará às mulheres informações sobre o câncer de mama no Parque do Lago Willibaldi Rinaldo Dieterich.

No dia 30, será a vez dos pacientes do CAPS, que terão uma tarde de cuidados e orientações sobre a doença e a importância da prevenção. No mesmo dia a escola Zeferino José Lopes (Morro Calçado) receberá a Ação Rosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...
error: Conteúdo protegido