InícioNotíciasComunidadeMinistério Público tenta viabilizar Procon Municipal

Ministério Público tenta viabilizar Procon Municipal

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Motivado pelo excesso de reclamações que tomou conhecimento de consumidores, com relação a alguns serviços oferecidos no setor turístico estarem em desacordo com o combinado, o Ministério Público de Canela está buscando a implantação de uma unidade do Procon Municipal. “Uma cidade como Canela, que depende tanto do turismo, precisa tratar bem as pessoas que nos visitam e também a nossa comunidade, por isso um Procon Municipal é fundamental”, defende o promotor Paulo Eduardo de Almeida Vieira.

Ainda no ano passado, a Promotoria iniciou tratativas com o Poder Público para disponibilizar o serviço de defesa dos direitos do consumidor local e visitante. Uma reunião do Ministério Público com representantes do Procon RS e da Prefeitura chegou a ser realizada com intuito de firmar um termo de cooperação. Após, o MP encaminhou ofício ao Município pedindo se criaria ou não um Procon Municipal.

Nesta semana, a Prefeitura respondeu ao pedido de forma negativa, justificando que não tem recursos para implantar um Procon local. Atento às benfeitorias que estão sendo desenvolvidas na cidade e, sobretudo, à evolução do orçamento municipal nos últimos anos, o Ministério Público entendeu que a justificativa da Prefeitura é insuficiente. “Interpretamos que o prefeito não implantou o Procon porque ele não quis, apenas por isso”, opinou o promotor.

Ao considerar a explicação vazia, o Ministério Público ajuizou ontem uma Ação Civil Pública requerendo a concessão de medida liminar cautelar, impondo ao Município a obrigação de, no prazo de 90 dias, criar e implementar o Procon Municipal, dotando-o de estrutura física, administrativa e funcional.

Na ação, o MP registra que “foi exposto, tanto pela diretora estadual do Procon, como pelo Ministério Público, que o sistema protetivo do consumidor não importaria em expressiva despesa ao Município, na medida em que necessita de pequena estrutura (uma sala) e de, no máximo, quatro servidores. Foi exposto também que, ao longo do tempo, o Procon se auto-custeia em seu funcionamento, notadamente pelas multas aplicadas em razão da violação do código de defesa do consumidor”.

A comarca de Canela vai avaliar a ação ajuizada pelo Ministério Público e decidir se defere, ou não, o pedido da Promotoria para obrigar o Município a implantar um Procon local.

 

Opinião dos canelenses

Ontem à noite, por meio da página do Jornal Integração na rede social Facebook, uma enquete foi lançada instigando os internautas a opinarem sobre a importância de a cidade ter um órgão de defesa do consumidor. Durante uma hora e meia (entre 18h15 e 19h45), 107 pessoas haviam deixado sua opinião no post e todos se mostraram favoráveis a implantação de um Procon em Canela.

“Sim, tanto que hoje eu precisava do Procon, mas não temos aqui”, escreveu Edson Watzlavick. “Com certeza em todo lugar é necessário, principalmente aqui na cidade”, opinou Ana Paula Ramisch. “Com certeza deveria ter. temos que exigir nossos direitos como consumidores”, frisou Tati Nathan. “Com toda certeza deveria ter. Eu já precisei e tive que recorrer a Caxias do Sul”, disse Ana Karina Evaldt.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido