InícioNotíciasComunidadeJustiça determina que o Chico seja devolvido

Justiça determina que o Chico seja devolvido

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – A mobilização da comunidade regional em torno da história do Chico resultou em uma boa notícia. Ontem à tarde, o juiz da comarca de São Francisco de Paula, Carlos Eduardo Lima Pinto, deferiu tutela provisória para “determinar a imediata devolução do animal à posse do autor. Expeça-se mandado dirigido à SEMA/RS, a fim de que adote as providências necessárias à efetivação da medida”.

A advogada Daniella dos Santos Pinto, de forma voluntária, ingressou com o pedido liminar em nome de Jorge Marques, proprietário da fazenda Paradouro Rota das Barragens. No seu despacho, o juiz cita que “no caso, além de uma carência de fundamentação, vislumbra-se, implicitamente, uma motivação possivelmente viciada, considerando-se que o animal foi destinado a parque temático com fins lucrativos, que, segundo narrou a inicial, possui denúncia por maus-tratos”.

E, mais adiante, neste despacho, o juiz também refere que “mesmo que se pondere a necessidade de exame do perigo de dano, é imperativo que se examine a questão sob o ponto de vista do bem-estar animal. Primeiramente, Chico estava solto em uma propriedade com 170 hectares, ao contrário do cativeiro em que se encontra. É sabido que os animais se apegam àqueles que os alimentam e com quem convivem. Além disso, no local em que se encontra está sujeito a considerável estresse, decorrente do grande fluxo de turistas, especialmente nessa época do ano. Não há dúvida, portanto, que a medida mais condizente com o seu bem-estar é o retorno imediato ao local que habitava”.

 

ENTENDA – O Chico é um cervo-vermelho (Cervuselaphus) exótico no Brasil. Ele apareceu na fazenda em São Francisco de Paula há 11 meses, ainda pequeno, foi alimentado e ficou. Em setembro, a Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (DIFAU-SEMA/RS) esteve na fazenda e recolheu o animal. A Aldeia do Papai Noel, em Gramado, possui licença para acolher esta espécie e, por conta disso, a SEMA/RS ofereceu o cervo para ser acolhido na Aldeia.

No dia 12 de novembro, em nota enviada pela assessoria de comunicação da SEMA/RS ao Jornal Integração, a Divisão de Fauna justifica que “… por se tratar de um animal de espécie exótica em todo território nacional, que pode vir a ameaçar e colocar em risco as populações de animais silvestres nativos, e em consonância com o Programa Invasoras RS (https://www.sema.rs.gov.br/programa-invasoras-rs), o indivíduo foi destinado à cativeiro permanente em empreendimento autorizado pela Divisão de Fauna”.

No dia 13, a Aldeia do Papai Noel postou um esclarecimento em sua página no Facebook. Um trecho da nota diz que: “A Aldeia acolheu o filhote em setembro dando a ele toda assistência veterinária (…) ressalta-se que ele não pertence à Aldeia, e sim ao órgão ambiental (SEMA/RS), sendo assim o cervinho pode ser transferido pela SEMA/RS”.

Pelas redes sociais, foi enorme o engajamento para que o Chico fosse levado de volta à fazenda. Um abaixo-assinado na internet angariou, até ontem à tarde, mais de 12.400 assinaturas. As últimas postagens que a Aldeia fez em seu Facebook geraram centenas de comentários com tons de críticas ao Parque.

A decisão judicial pede a devolução imediata, mas com os trâmites legais de intimar o Estado, que ainda irá oficiar a SEMA/RS, o retorno de Chico ao Paradouro pode levar alguns dias. O Estado pode, inclusive, recorrer desta decisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido