GRAMADO – Entre os dias 04 e 07 de setembro, mais de 5 mil estudantes universitários de todo o Brasil estarão em Gramado para o maior evento de empreendedorismo jovem do mundo. A 26ª edição do ENEJ (Encontro Nacional de Empresários Juniores) acontecerá no ExpoGramado e contará com workshops, cases, rodas de discussão, minicursos com grandes nomes do mercado e mais de 60 palestrantes.
Realizado anualmente pela Brasil Júnior – Confederação que representa as empresas juniores nacionalmente-, o ENEJ simboliza o impacto do movimento empresa júnior (MEJ) no País. As empresas juniores são empresas formadas pelos estudantes para aplicarem, na prática, o que estão estudando nas salas de aula. "Há mais de 50 anos, o MEJ incentiva a proatividade entre os jovens e a educação empreendedora. Este ano não será diferente", explica Renan Nishimoto, Presidente Executivo da Brasil Júnior.
O evento contará com o apoio do governo local e presença de grandes empresas do cenário nacional, como Falconi, Eureca, RedBull, Raízen, Bradesco, Movile, Pirelli, Sicoob, Ambev, KraftHeinz, Braskem e Grupo Boticário. Entre os nomes confirmados estão os dos ex-empresários juniores e agora deputados federais Tiago Mitraud e Felipe Rigoni,
Com um modelo inspirado em grandes festivais de música e inovação como o Rock in Rio e o SXSW, o evento contará com várias atividades acontecendo de forma simultânea. Além disso, terá uma programação voltada para a cidade, com o Empreenda Gramado, em que empresas juniores vão prestar consultoria gratuita para empreendedores locais. A previsão é que o impacto financeiro na cidade seja de mais de 5 milhões de reais, movimentando, diversos setores.
Desde a sua criação o ENEJ possui o caráter itinerante, acontecendo cada ano em um estado diferente no Brasil. Atualmente, existem mais de 900 empresas juniores e 22 mil empresários juniores distribuídos em 171 instituições de Ensino Superior.
Sobre Brasil Júnior
A Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) é a instância que representa as Empresas Juniores brasileiras, que proporcionam educação empreendedora, por meio da vivência empresarial durante a formação acadêmica para estudantes universitários de todas as regiões do país. Hoje está presente em todos os 27 estados brasileiros, por meio de federações estaduais, totalizando mais de 850 empresas juniores e, aproximadamente, 22 mil empresários juniores em 171 universidades. O propósito do Movimento Empresa Júnior e, como consequência, o da Brasil Júnior é incentivar o empreendedorismo, tornando o País mais competitivo, ético, educador e colaborativo. A previsão é desenvolver 23 mil projetos e faturar 45 milhões de reais em 2019.