GRAMADO – A cidade está na mira para receber um Polo Nacional da Cultura Jurídica. O projeto é desenvolvido pela empresa Da Silva & Alves Consultoria, de Brasília, que há 30 anos treina profissionais do Direito vinculados ao serviço público em todas as unidades da Federação e atua em parcerias com Escolas de Magistratura, Escolas de Governo, Escolas de Contas e Escolas de Defensorias Públicas no Brasil e com catedráticos de grandes universidades da Argentina, Colômbia, Portugal, Itália e Espanha.
A ideia central já ganhou corpo, com instalações físicas junto à Faurgs, na rua São Pedro, onde é mantido um acervo com a história dessas três décadas de qualificação de profissionais do Direito e de condecorações, prêmios e homenagens recebidos do Poder Judiciário brasileiro e de instituições de três continentes.
A depender do apoio institucional a cidade poderá também ser conhecida como um centro de altos estudos jurídicos, atraindo ainda mais juristas, autores, professores, advogados e demais carreiras jurídicas para congressos, seminários, cursos e feiras. Os organizadores estão em tratativas com a Subsecção da OAB Gramado/Canela, Prefeitura e UCS, dos quais esperam o apoio institucional, sem emprego de qualquer verba pública. "O projeto é autossustentável e não depende de recursos de terceiros", explicam os responsáveis.