GRAMADO – A Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco, do bairro Floresta, está engajada no aperfeiçoamento dos modelos de ensino. O colégio foi selecionado como uma das escolas piloto para a implementação do Novo Ensino Médio no Estado e será a pioneira da região. Foram selecionadas 300 escolas piloto no Rio Grande do Sul, sendo 11 escolas da 4° Coordenadoria Regional de Educação (4º CRE). Este novo modelo de ensino deve ser implementado em todas as escolas até 2021.
Na última sexta-feira (12), professores do colégio participaram do primeiro dia D, que foi um dia de estudos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho, para entender de que forma os mesmos estão estruturados iniciando uma reflexão de como colocá-los em prática dentro do contexto educacional da realidade escolar.
Para isso, a instituição desenvolverá métodos para se adaptar ao novo formato do ensino médio. “Em 2019, essas escolas deverão detectar pontos de vulnerabilidade e de facilidades desse novo modelo de ensino. Será uma construção com a comunidade escolar, onde haverão momentos de diálogo com alunos, pais e professores para o desenvolvimento de estratégias com foco na flexibilização curricular”, explica a diretora Patrícia Bazzei Benetti.
Além das aprendizagens comuns e obrigatórias, definidas pela BNCC, os estudantes poderão escolher se aprofundar naquilo que mais se relaciona com seus interesses e talentos. São os Itinerários Formativos, relacionados às áreas do conhecimento Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e formação técnica e profissional.
O novo ensino médio também contará com o Projeto de Vida, que tem a finalidade de orientar o aluno na sua escolha profissional e pessoal. A meta para este ano é formalizar o Plano de Flexibilização Curricular (PFC) e implementar o Projeto de Vida. Para a efetivação do PFC, será aplicado na comunidade escolar um instrumento investigativo que visa buscar o interesse profissional dos alunos.
Segundo a diretora, a equipe diretiva tem participado de todas as formações oferecidas pela 4º CRE. “É incansável e notório o trabalho desenvolvido pela vice-diretora do turno Ivele Anicet Hertz e pela supervisora Alessandra Marcon, na mediação da implementação dos trabalhos propostos para a escola. A escola conta com profissionais qualificados, comprometidos e engajados com a nova proposta”, ressalta.