CANELA– Desde o início da atual administração municipal em 2017, a Prefeitura fortalece um trabalho nas escolas da rede municipal sobre educação fiscal, coordenado pelo secretário de Governança, Planejamento e Gestão, Luciano Melo. "O objetivo é resgatar valores como ética, respeito, cooperação, entre outros, incentivando o pensar coletivo do cidadão", explica Luciano. Por meio de palestras para os estudantes e pais, e de seminários para profissionais de diversas áreas, o Poder Executivo busca inteirar a população sobre a importância de todos exercerem a cidadania.
Ao longo deste ano, dez escolas municipais receberam palestras sobre educação fiscal. Sendo elas: Santos Dumont, Zeferino José Lopes, Machado de Assis, Serafina Seibt, Cora Cunha Vianna, Dinah dos Reis Signori, Diva Pedroso da Cunha, Professora Eva Alzira Bianchi, Dante Bertoluci e Corália Schaeffer.Nos bate-papos o secretário aborda temas relacionados aos direitos e deveres dos cidadãos, assim como as obrigações do poder público. "Apresentamos para crianças, jovens e adultos a realidade do nosso município como o orçamento, os gastos e as políticas de gestão pública", destacou ele.
Programa Nota Fiscal Gaúcha – Melo destaca o fortalecimento do Programa Nota Fiscal Gaúcha no município, que há pouco tempo teve afiliação de mais duas escolas municipais. Segundo ele, este trabalho de conscientização ajudou o município a passar de 3ª economia da região em valor adicionado, para o segundo lugar. "É o reflexo da emissão de notas fiscais sobre produtos e serviços prestados no município. Com isso estamos resgatando valores que o Município não vinha recebendo tratando-se de recursos administrativos perante o Estado", avalia.
As seguintes instituições fazem parte do programa em Canela: Apae, Oásis Santa Ângela, Hospital de Caridade de Canela, Centro Social Padre Franco, Escola Municipal Bertholdo Opptiz, Escola Municipal Dante Bertoluci, Escola Estadual Carlos Wortmann, Escola Estadual Pedro Oscar Selbach, Escola Estadual Danton Corrêa da Silva, Escola Estadual Neusa Mari Pacheco, Escola Estadual Luíza Corrêa, Escola Estadual João Corrêa da Silva.