GRAMADO – Desafogar o trânsito nas avenidas e ruas centrais é a grande missão do Plano de Mobilidade Urbana, discutido junto à Agenda Estratégica. Para isso, a Prefeitura trabalha em 37 projetos que vão desde implantação de ciclovias até criação de novas ruas alternativas. A intenção é reduzir o número de carros no Centro e, se possível, zerar o número de veículos de carga na área central.
Dos 37 projetos, 14 devem ser tratados como prioridade pela Administração, conforme dito na coletiva de imprensa realizada pelo prefeito João Alfredo Bertolucci e o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Evando Sá Quevedo. Além de definidos os projetos prioritários, a Prefeitura informou os seis que devem dar início às mudanças para a implantação geral do plano.
Os seis projetos iniciais
Conforme apresentado pelo secretário Quevedo, os seis projetos iniciais são: a implantação de ciclovias e ciclofaixas; rótula da Fiat; Perimetral Oeste (rua ÁbramoÉberle); asfalto na Linha 28; alargamento da rua Amazonas e continuação do asfalto da Linha 28/Perimetral.
A proposta é redirecionar o trânsito de veículos de carga para estas perimetrais e com isso retirar boa parte de veículos grandes da região central. Com os projetos das estradas alternativas concluídos e colocados em prática, a Prefeitura se prepara para novidades na região central.
Porto seco e ilha de pedestres
Outra proposta para evitar que caminhões de carga entrem no Centro é a criação de um porto seco. A ideia é que esse porto reúna os grandes veículos de carga e que estes descarreguem ali. O transporte do porto até os comerciantes/consumidores seria em veículos menores. “Somente nesta semana (quarta semana de outubro) fomos chamado três vezes na Rua Coberta por caminhões que danificaram a estrutura”, disse o secretário Quevedo. O prefeito acredita que os gastos a mais deste trajeto devem ser arcados pelos fornecedores que fazem entregas em Gramado.
Já a ilha de pedestres seria na avenida Borges de Medeiros, entre duas rótulas (Av. das Hortênsias e Senador Salgado Filho). Neste local o trânsito seria apenas de pedestres e tem a intenção de deixar a rua apenas para pessoas a pé ou em bicicletas, pela ciclovia. “Uma mãe pode andar com seu filho pela rua sem se preocupar com trânsito e carros passando”, disse o prefeito.
OUTROS PROJETOS – Estão ainda na lista de projetos a criação de um novo estacionamento para suprir a demanda de veículos. Esse novo espaço teria capacidade de aproximadamente 380 automóveis. Além disso, uma segunda Rua Coberta, na rua Pedro Benetti, também está sendo estudada e faz parte do Binário, junto com mudanças de fluxos em vias e demais ajustes a fim de melhorar a mobilidade no Centro.
NA CÂMARA – O projeto da Agenda Estratégica, que abrange o Plano de Mobilidade Urbana, está em análise no Legislativo. A análise terá assessoramento de técnicos do Executivo até a votação pelos vereadores. Conforme o presidente da Câmara, Rafael Ronsoni (Progressistas), o projeto é importante e recebeu contribuições da comunidade durante o período em que está em análise. “Cabe ao Executivo apreciar as sugestões e incorporar ao projeto as propostas viáveis. Só aguardo a manifestação final para colocar o projeto de lei em votação ainda este ano”, disse o presidente.